Bateria do iPhone 14 esgota rapidamente! Sabe as razões?

Reparou que a bateria do seu iPhone 14 ou iPhone 14 Pro se deteriorou mais rapidamente do que o habitual após uma utilização prolongada? Não está sozinho, pois já surgiram muitas queixas online sobre esse problema. Mas afinal quais as razões pelas quais a bateria do iPhone 14 esgota rapidamente?

Bateria do iPhone 14 esgota rapidamente! Sabe as razões?

Vários meses após o lançamento do iPhone 14, os utilizadores começaram a notar a rapidez com que as baterias se degradaram. Os utilizadores do iPhone 14 no Reddit, X (antigo Twitter) e noutras plataformas partilharam capturas de ecrã mostrando que a saúde da bateria caiu drasticamente após um ano de utilização.

USB-C mais lento no iPhone 15
iPhone nunca foi um exemplo de inovação. Mas a Apple anda a mudar a forma como faz as coisas. Está a ficar muito Android!

As informações variavam, com alguns utilizadores a registarem um declínio para 90 por cento e casos mais alarmantes a sugerirem quedas até 85 por cento. Surpreendentemente, alguns utilizadores afirmaram mesmo que os iPhones comprados no dia do lançamento não tinham 100% de bateria.

Embora o iPhone 14 Pro deva ter uma duração de bateria melhor do que o seu antecessor devido à sua bateria ligeiramente maior, observámos que o iPhone 13 Pro dura um pouco mais em condições reais de utilização. Mesmo os entusiastas da Apple que tendem a atualizar os seus dispositivos todos os anos notaram que a situação da duração da bateria do iPhone 14 difere muito das suas experiências anteriores.

Os iPhones utilizam baterias de iões de lítio, pelo que a quantidade de carga que retêm diminui à medida que envelhecem quimicamente. De acordo com um documento de apoio da Apple, uma bateria normal do iPhone foi concebida para manter até 80 por cento da sua capacidade original após cerca de 500 ciclos de carga completos em condições normais. Isto normalmente traduz-se em uma vida útil média de cerca de dois anos.

Porque é que a bateria do iPhone 14 está a esgotar-se tão rapidamente?

Como a Apple não abordou essas reclamações diretamente, nunca se pode ter certeza do motivo por trás do rápido esgotamento da bateria do iPhone 14. Portanto, só podemos especular.

O iPhone 14 Pro e Pro Max foram os primeiros modelos de iPhone a apresentar o sistema de ecrã sempre ligado. Lembro que vem ativado por defeito. A funcionalidade escurece o ecrã bloqueado e reduz a taxa de atualização para 1 Hz quando o iPhone está inativo. Apesar de existirem inúmeras razões para adorar este sistema nos modelos iPhone 14 Pro, infelizmente consome bastante a bateria.

Carregamento lento no iPhone

Suspeitamos também que o carregamento sem fios possa estar na origem da rápida degradação da bateria do iPhone 14. Isto deve-se ao facto de as pessoas que utilizam carregadores sem fios terem relatado que a saúde da bateria do seu iPhone diminuiu mais rapidamente em comparação com as pessoas que não o fazem.

Em última análise, a duração da bateria de cada dispositivo depende de vários factores. São exemplo disso a utilização diária e a frequência com que o carrega. No entanto, uma vez que este é um problema generalizado e não está limitado a algumas pessoas, é provável que seja uma falha de design.

Como preservar a saúde da bateria do seu iPhone 14

Entretanto se os danos já foram causados, restam-lhe duas opções: optar por uma substituição da bateria ou direcionar os seus esforços para preservar a saúde da bateria do iPhone 14. A Apple afirma que os dispositivos com uma capacidade de saúde da bateria superior a 80 por cento não são elegíveis para substituição dentro da garantia e que um certo grau de degradação da bateria é considerado normal.

Também é uma boa ideia desligar o ecrã Always-On no iPhone 14 Pro. Outra opção para preservar a saúde da bateria do seu iPhone é através do Modo de baixo consumo, evitando carregar o dispositivo por muito tempo e habilitando o carregamento otimizado da bateria para diminuir o carregamento além de 80%.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também