As baterias dos automóveis necessitam de ser substituídas de poucos em poucos anos após o desgaste normal. No entanto, as baterias novas perdem por vezes a carga muito mais cedo e por várias razões. Desde um alternador ou sistema elétrico defeituoso a luzes deixadas acesas. Felizmente, é possível recarregar facilmente uma bateria de automóvel descarregada. Mas e quando a bateria do carro morreu? É possível recarregar ou é melhor trocar?
Bateria do carro morreu: é possível recarregar ou deve trocar?
Quando a bateria de 12 volts do seu automóvel morre ou fica descarregada, a culpa é normalmente de um processo químico chamado “sulfatação”. Todas as baterias de chumbo-ácido e de chumbo-ácido reguladas por válvula (VRLA ou baterias seladas sem manutenção) produzem sulfato de chumbo. O sulfato de chumbo reverte para dióxido de chumbo, ácido sulfúrico ou chumbo quando a bateria é recarregada através do alternador do veículo ou de uma fonte de energia externa.
No entanto, uma recarga insuficiente pode transformar o sulfato de chumbo em cristais de sulfato que se agarram às placas no interior da bateria. Quando isto acontece, a capacidade da bateria deteriora-se, acabando por destruí-la e tornando-a obsoleta se não se controlar. Os depósitos de sulfato nas placas conduzem a uma expansão desnecessária. É por isso que alguns invólucros de bateria incham, muitas vezes com as placas a racharem no processo.
Uma bateria de automóvel sulfatada nem sempre é óbvia. Os sintomas podem incluir tempos de carregamento mais longos, uma menor capacidade de recarga e uma fraca eficiência da bateria. Tudo isto pode levar a um arranque difícil ou a um estado de não arranque. A boa notícia é que uma bateria de automóvel descarregada ou sulfatada pode-se recarregar ou recondicionar utilizando um carregador de bateria de 12V multi-nível.
Os sinais de que vale a pena tentar salvar
Há sinais que indicam se vale a pena salvar uma bateria de automóvel descarregada. O primeiro é o estado físico da caixa da bateria. Se existirem fissuras, protuberâncias, fugas de fluido ou irregularidades no invólucro de plástico, a melhor resposta é eliminar a bateria antiga de forma responsável e adquirir uma nova.
A próxima coisa a fazer antes de tentar recarregar uma bateria descarregada é verificar a tensão com um voltímetro. Uma bateria normal de 12 volts tem seis células que produzem, cada uma, cerca de 2,1 volts ou 12,6 volts coletivamente. Se a tensão descer abaixo dos 10 volts, é melhor substituir a bateria do que tentar recarregá-la. Mas se a tensão estiver entre 10 e 12,6 volts, pode valer a pena reativar a bateria.
Lembre-se de que também vale a pena considerar a idade da bateria. A maioria das baterias de 12 volts para automóveis dura, em média, três a quatro anos. No entanto, viagens curtas frequentes, armazenamento prolongado e exposição consistente a condições climatéricas extremamente quentes ou frias podem encurtar a sua vida útil. Além disso, o desempenho em todas as condições climatéricas de uma bateria de automóvel recondicionada pode ser inferior ao de uma bateria nova, pelo que deve ter isto em conta antes de prosseguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!