Quando o Windows 11 surgiu um dos grandes destaques foi também um dos pontos principais de discórdia. Falamos em concreto da barra de tarefas. Logo à partida porque passou a estar fixa, entre outras coisas que não agradaram muito aos utilizadores. Agora a barra de tarefas do Windows 11 está a receber novas funções. No entanto capacidade de a mover para cima ou para os lados. Em vez disso, trata-se de “recomendações”, que podem ser um cartão ou outra coisa que aparece no topo da barra de tarefas com sugestões.
Ao contrário do Windows 10 ou de qualquer outra versão do Windows, a barra de tarefas no Windows 11 sofreu várias alterações porque é mais moderna e fácil de atualizar em comparação com as versões anteriores. No entanto, é limitada em termos de funcionalidades. O menu do botão direito do rato é limitado e, mais importante ainda, a barra de tarefas não pode ser movida para qualquer lado do ecrã.
Há novas funções a caminho da Barra de Tarefas do Windows 11
Embora a capacidade de mover a barra de tarefas do Windows 11 esteja fora da lista de tarefas da Microsoft, poderá em breve obter uma nova funcionalidade chamada “recomendações”. Ainda não se sabe como pode funcionar. No entanto é provável que seja apenas uma sugestão/hovercard que aparece em algum lugar na barra de tarefas, sugerindo que fixe uma aplicação ou abra um site.
As sugestões sobre esta funcionalidade começaram a aparecer em versões de pré-visualização recentes. Como o Albacore já tinha referido em abril, a funcionalidade de recomendação do Windows 11 pode sugerir conteúdos diretamente na barra de tarefas.
Não sabemos realmente como é que a funcionalidade funciona, por isso a maioria dos detalhes aqui são especulações baseadas nas referências que estão à vista. Poderia ser uma interface tipo cartão acima da barra de tarefas para estas recomendações ou uma secção dedicada semelhante ao menu Iniciar, mas isso parece altamente improvável.
Recomendações da barra de tarefas no Windows 11
Na secção Definições > Personalização > Barra de tarefas, existe uma opção denominada “Controle a visibilidade das recomendações na barra de tarefas”.
Esta definição surge oculta para a maioria dos utilizadores neste momento, mas parece sugerir que se pode utilizar para controlar as recomendações na barra de tarefas.
Há mais provas da recomendação da barra de tarefas nos ficheiros do sistema. A configuração é suportada por uma entrada de registo em:
HKCU > SOFTWARE > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Explorer > Advanced > ShowRecommendations.
No entanto, o ficheiro Taskbar.View.dll não tem todos os ficheiros necessários para ativar estas sugestões.
Estas referências são recentes. Assim parece que a Microsoft ainda está a trabalhar na ideia da recomendação da barra de tarefas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!