Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos automóveis. O óleo não só actua como um lubrificante, permitindo que as peças móveis internas deslizem umas sobre as outras sem encravar ou causar danos, como também funciona como um dissipador de calor, absorvendo o excesso de calor gerado pelo motor e afastando-o dos componentes sensíveis. O óleo do motor é capaz de realizar estas proezas graças a uma combinação de dois factores críticos: viscosidade e pressão, algo que nem sempre está presente. Então quais são as causas de baixa pressão do óleo no seu automóvel?

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A viscosidade refere-se à espessura do óleo, que contribui para a sua capacidade de proporcionar uma lubrificação suficiente. A pressão do óleo, por outro lado, pode ser considerada como uma medida da força que está a mover o fluido através do motor. Se a pressão for demasiado baixa, o óleo não conseguirá chegar a todas as peças móveis para proporcionar uma lubrificação suficiente. Se a pressão for demasiado elevada, pode desenvolver-se um excesso de calor. Ambos os cenários podem causar danos extensos e dispendiosos no motor do seu veículo.

A maioria dos automóveis é construída com um sensor que regista a pressão do óleo no interior do motor. O sensor transmite depois esses dados ao computador, que apresenta a informação através de um manómetro no painel de instrumentos. Se o manómetro baixar subitamente, isso pode significar que a pressão do óleo do seu automóvel está perigosamente baixa. Mas o que causa exatamente a baixa pressão do óleo do motor?

Verificar os níveis de óleo

Uma das principais causas da baixa pressão do óleo é um nível de óleo baixo. É bastante simples. Se o motor do seu automóvel não tiver a quantidade certa de óleo, não conseguirá manter a pressão de óleo adequada. Já mencionámos que o óleo é absolutamente essencial para o motor do seu veículo. Se o nível for demasiado baixo, não só a pressão do óleo do motor irá baixar, podendo causar vários problemas, como também poderá ter problemas que vão desde um sobreaquecimento do motor até um motor completamente bloqueado. Estes problemas são graves e a sua reparação pode ser extremamente dispendiosa. Assim é crucial monitorizar regularmente o nível de óleo do motor para garantir que se mantém dentro da zona aceitável.

dizer a um mecânico

O nível de óleo pode baixar devido a vários problemas, incluindo consumo excessivo e fugas de óleo do motor, e muitos destes problemas podem ser difíceis e dispendiosos de reparar. No entanto, adicionar óleo extra ao seu motor é rápido e simples. Tudo o que precisa de fazer é abrir o capot do seu carro e puxar a vareta para verificar o nível. Se estiver demasiado baixo, adicione pequenas quantidades até que o nível esteja dentro do intervalo aceitável.

Tipo de óleo incorreto

Mencionámos que a viscosidade do óleo desempenha um papel vital no motor do seu carro. Também vale a pena mencionar que diferentes motores requerem óleos com diferentes viscosidades. Os números que pode encontrar no tampão de enchimento de óleo do seu motor referem-se ao tipo e classificação do óleo de que o motor necessita. Embora muitos motores possam funcionar com um par de viscosidades de óleo diferentes afastar-se demasiado da gama aceite pode ter consequências desastrosas. Uma dessas consequências é uma queda na pressão do óleo do motor, que pode levar a vários outros problemas, incluindo dificuldade em ligar o carro, sobreaquecimento e peças internas partidas.

óleo do motor fraco, níveis de liquido do automóvel

Se acidentalmente encher o motor com o tipo de óleo incorreto, não se preocupe. Felizmente, é um problema relativamente fácil de resolver, mas é necessário agir rapidamente e mandar drenar o óleo e voltar a enchê-lo com o tipo de óleo correto.

O sensor de pressão do óleo ou a bomba de óleo falharam

O nível e o tipo de óleo não são os únicos factores que podem contribuir para uma queda na pressão do óleo do motor. Já mencionámos que o seu automóvel depende de um sensor para monitorizar a pressão do óleo no interior do motor. Também utiliza uma bomba de óleo para pressurizar o óleo e enviá-lo para o motor. Se algum destes componentes falhar ou ficar danificado, o motor pode não conseguir manter a pressão de óleo adequada. Dito isto, pode ser difícil confirmar que a bomba ou o sensor está avariado sem ajuda profissional. Se notar uma queda na pressão do óleo e tiver a certeza de que o motor está cheio até ao nível adequado com o tipo de óleo correto, deve contactar um mecânico profissional para uma inspeção.

ruídos no carro

Verificar o filtro de óleo para ver se está entupido

Uma das partes mais importantes do sistema de lubrificação do motor do seu carro é o filtro de óleo. Isto porque, mesmo que mude constantemente o óleo do seu automóvel, este vai acumular detritos e impurezas ao longo do tempo. A função do filtro é impedir que esses contaminantes regressem ao motor e causem danos em componentes sensíveis. No entanto, o filtro não é imune a danos e, se não for substituído regularmente, pode ficar entupido. Quando isso acontece, o óleo não consegue fluir livremente através do sistema, resultando numa potencial queda da pressão do óleo do motor e em vários outros problemas.

Idealmente, deve substituir o filtro de óleo do motor sempre que muda o óleo.

Desgaste excessivo do motor

Entretanto outra causa comum de baixa pressão do óleo é o desgaste excessivo do motor. Este problema afecta predominantemente os veículos mais antigos e é normalmente causado pelo desgaste que acompanha a idade avançada dos motores dos automóveis. O problema ocorre porque, à medida que um motor funciona, as peças internas desgastam-se. Mesmo com uma manutenção correcta do veículo, é inevitável algum atrito e desgaste. Com o tempo, esse desgaste pode alargar as passagens através das quais o óleo flui e desgastar componentes como os rolamentos do pistão, resultando em quedas de pressão do óleo do motor.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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