As consolas portáteis explodiram em popularidade ao longo destes últimos 2 ou 3 anos. O que muito se deve ao sucesso da Steam Deck, e claro, aos muitos lançamentos da Lenovo, ASUS, MSI, etc…
Porém, existe uma marca que tem apostado de forma quase absurda no formato, mas que ainda assim consegue passar pelos pingos da chuva. Estamos a falar da AYANEO, que acabou de anunciar a sua nova AYANEO 3. É diferente!
AYANEO tem uma consola modular que também faz de PC!
Portanto, a AYANEO aponta para a sua nova consola como a primeira consola portátil modular dentro do ecossistema Windows 11. Modular em que sentido? Simples, pode trocar os botões à sua vontade, para criar o ambiente perfeito para o jogo que quiser jogar em qualquer momento.
Além desta especificidade que a separa de todas as rivais. Temos aqui uma consola que pode ser configurada de diferentes formas, para atingir preços também eles diferentes.
Assim, pode ir até aos 64GB de memória RAM e 4TB de armazemanento interno. Pode escolher um ecrã OLED ou IPS LCD. Curiosamente, também pode escolher entre dois processadores (AMD Ryzen 7 8840U ou Ryzen AI 9 HX 370).
O preço começa nos 699 dólares. Porém, se quiser uma configuração realmente poderosa, com 32GB de memória RAM, 1TB de armazemanento, e o mais poderoso APU Ryzen AI 9 HX 370, vai ter de pagar perto de 1500 dólares. (O modelo mais caro vai aos 2100 dólares).
Também faz de PC?
Sim, pode ligar teclados, ratos, monitores externos, etc… e utilizar esta consola como um computador tradicional. Porque, de facto, é um PC Gaming baseado no Windows 11. O que a torna ainda mais interessante! Consegue imaginar chegar a casa e tirar a consola da sua mala para a ligar à base, e do nada ter um PC completamente normal à sua frente?