Muita atenção se receber este aviso das finanças!

Existem avisos que não devemos mesmo ignorar. É exemplo disso um aviso que chega das finanças ou da segurança social. É que nesse caso, podemos incorrer em multas ou noutros problemas desnecessários. Mas e quando um aviso está tão bem feito que parece ser de uma entidade mas que na realidade não é? Este confesso que durante alguns segundos me deixou a pensar. Sobretudo se o abrirmos no smartphone parece algo mesmo real. Aliás há várias pessoas que estão a cair neste esquema e como tal achámos importante lançar o alerta.

Muita atenção se receber este aviso das finanças!

Do nada recebemos uma mensagem a informar que da análise efetuada aos documentos apresentados na declaração de IRS Modelo 3 do ano de 2021 constatou-se que existem algumas incorreções. Para as consultarmos temos de seguir um link.

Este é o aspeto do e-mail falso no Android
Esta é a ameaça no cliente de e-mail do Windows.

O que acontece a seguir depende da plataforma em que estivermos. 

Se estivermos no Android felizmente não vai acontecer nada. O mesmo se passa com o macOS. Se estivermos num Mac e seguirmos o link vamos acabar por ir parar ao site verdadeiro das finanças. No entanto, caso se trate do Windows as coisas são bem piores.

É que assim que seguimos ligação acabamos por descarregar um ficheiro chamado audicao.zip. Teoricamente é lá que estarão as incorreções. Descomprimindo esse ficheiro temos outro no interior chamado audicao.vbs.

Ora um ficheiro VBS é um script virtual basic que na prática contém código para ser executado no Windows através do serviço Wscript.exe. Deste modo consegue executar coisas que de outro modo apenas estariam disponíveis para administradores e não só.

O grande problema é que esse script não vai fazer coisas meiguinhas ao sistema. Na realidade em menos de nada os seus dados ficam em perigo. Aliás tudo o que tem no disco está em risco. E não é só o problema de eventualmente perder tudo. É que pode acabar com todas as suas informações expostas na Internet ou na mão de terceiros.

É por tudo isto que é mesmo preciso garantirmos a nossa segurança e uma regra de ouro é desconfiar sempre. As finanças não comunicam desta forma com os utilizadores. Ou por carta ou podemos ver os avisos quando vamos ao site e fazemos login com as nossas credenciais. Tudo o que sejam estes e-mails temos mesmo de ignorar.

No entanto há mais regras importantes para estarmos protegidos.

1. Mantenha o sistema operativo atualizado

Todos sabemos o quão irritante é ter o Microsoft Windows constantemente a notificarmos sobre atualizações de sistema ou para reiniciarmos o computador. Sobretudo quando temos de instalar algo na altura em que estamos a trabalhar. É aliás por esse motivo que muitas pessoas decidem interromper as atualizações do Windows durante o maior tempo possível.

A verdade é que devemos ter sempre tempo para agendar atualizações. A maioria das atualizações lançadas incluem updates de segurança e usar uma versão mais antiga pode deixar o nosso computador vulnerável a ataques de malware.

2. Defina cópias de segurança automáticas

Manter o nosso software atualizado é um grande passo para protegermos os dados. No entanto, isto não garante que o computador esteja 100% protegido contra um ataque de vírus, corrupção de ficheiros ou falha no disco rígido.

Entre os ficheiros que não queremos ou podemos perder estão documentos, fotografias ou vídeos pessoais.

Para manter todos os dados relevantes seguros, deverá configurar uma cópia de segurança completa no seu computador Windows. Desta forma, poderá restaurar tudo caso algo corra mal e perca os dados armazenados no seu computador.

3. Tenha atenção ao que descarrega

Obter software de uma fonte segura é crucial. Assim certifique-se de que está sempre nas páginas oficiais das aplicações e não vá lá ter através de ligações estranhas. Se algo lhe parecer estranho é sinal de que mais vale estar quieto e não deverá descarregar nada.

Windows fazer

4. Utilize uma conta normal para o dia a dia

Na maior parte das vezes, não precisamos de direitos administrativos quando estamos a utilizar o computador. Claro que nos podemos sentir tentados a ter o controlo total do sistema a qualquer momento. No entanto, a utilização constante da conta em modo administrativo pode ler a danos significativos. Isto caso a segurança do sistema fique comprometida. Com uma conta normal o que os criminosos podem fazer fica logo muito mais limitado.

Windows fazer

5. Limpar ficheiros desnecessários

É uma coisa inevitável. Com o passar do tempo ficamos com o disco mais cheio e o Windows 11 que outrora foi rápido e sem lixo, começa a parecer as ruas de Lisboa quando há greve da recolha do lixo. No entanto, em cinco minutos conseguimos deixar o Windows 11 mais limpo.

Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa e aí começamos a escrever armazenamento ou então recomendações de limpeza. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir como mostra a imagem abaixo.

Windows 11 espaço PC

Agora vai surgir uma janela que mostra o estado do nosso disco. Chamo uma especial atenção para a secção de ficheiros temporários.

Windows 11 espaço PC

Agora aí procure pela secção recomendações de limpeza. Podemos ver, por exemplo, na imagem abaixo que podemos recuperar até 5GB de armazenamento.

Mais especificamente e quando carregamos nessa opção vemos de forma mais específica aquilo que está a ocupar espaço. Assim podemos limpar a instalação anterior do Windows, as transferências e o que está na reciclagem.

Claro que ainda podemos ver outras informações como os ficheiros grandes ou não utilizados e as aplicações não utilizadas.

6. Reiniciar mais vezes

Pode parecer desnecessário estarmos a reiniciar ou desligar o computador. Aliás estamos na altura de deixarmos tudo sempre ligado. No entanto reiniciar o computador pode corrigir muitos problemas. Para além disso há muitos updates que requerem mesmo isto. Assim se começarmos a reiniciar vamos notar mesmo a diferença.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também