Antivírus Avira está a fazer computadores congelarem no arranque

Os programas antivírus que são executados em segundo plano são conhecidos por, por vezes, causarem problemas de desempenho nos PCs com Windows. No entanto, não é frequente tornarem o computador totalmente inutilizável devido a actualizações erradas. É exatamente isso que se diz ter acontecido com o software de segurança Avira. Assim vários utilizadores relatam que os seus computadores estão a congelar no arranque após uma atualização recente.

Antivírus Avira está a fazer computadores congelarem no arranque

Um dos utilizadores afetados que expressou a sua frustração online foi o Redditor u/kiiniiwiinii. Assim disse que o seu PC Windows com Avira “começou subitamente a congelar no arranque” há alguns dias. Tentaram resolver o problema desativando todas as aplicações em segundo plano, mas a única coisa que funcionou foi desinstalar o Avira. O Redditor afirmou ainda conhecer pelo menos duas outras pessoas que também estão a ter problemas semelhantes nos seus computadores devido ao Avira.

Avira

Outros utilizadores também parecem apoiar essas reivindicações, e alguns dizem que estão a ter 100% de uso do processador e da memória quando o PC está encravado. Assim que o software AV se remove, tudo volta a funcionar como esperado. A maioria diz que o problema começou após uma atualização recente do Avira, com o Redditor u/K1ngdaKar a afirmar que deu conta do problema pela primeira vez na sexta-feira, 8 de dezembro.

Segundo ele, o PC permite que iniciem executáveis dentro de um período de 15-20 segundos após a inicialização, mas encrava se tentar iniciar um programa após essa janela temporal. Desde que não se inicie um programa, “é possível fazer certas coisas durante horas como clicar com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e criar um ícone ou renomear ficheiros,” etc. Outros também estão a expressar a sua frustração contra a Avira, e alguns prometem nunca mais usar a aplicação. De acordo com vários utilizadores, tanto o Windows 10 quanto o Windows 11 estão afetados pelo problema.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também