Aviões: sabe o que significa o acrónimo PMD (MTOW)?

Todas as áreas têm os seus acrónimos e abreviaturas e o mundo da aviação não foge à regra. De facto, nos aeroportos e não só, encontramos todo o tipo de designações, sendo que umas são mais fáceis de decifrar do que outras. Uma daquelas que não se encontram muitas vezes ao nível dos aviões é o PMD também conhecido por MTOW em inglês. Sabe o que significa PMD?

À semelhança de muitos termos utilizados no mundo da aviação, o acrónimo PMD, ou MTOW (em inglês) significa peso máximo à descolagem ou “Maximum Takeoff Weight”, respetivamente. Por outras palavras, este é o número (que pode variar entre modelos de avião com base no seu design, motores, etc.) que determina o peso que um determinado avião pode ter e ainda ser capaz de descolar. Isto com alguma margem de manobra, dependendo de uma variedade de outros fatores.

avião

Qual é o objetivo do PMD?

Tudo o que tem massa num avião também tem de ser tido em conta no PMD. Isto inclui o peso do avião em si, todo o combustível nos tanques, passageiros, carga e quaisquer provisões adicionais, como equipamento de emergência, bebidas num voo comercial, etc.

O PMD é um pormenor crítico para qualquer tipo de viagem aérea, porque um avião que exceda este valor pode impedir a sua descolagem. E mesmo que isso não aconteça, demasiado peso num avião pode afetar muitas outras coisas, como a distância necessária para descolar, a eficiência do combustível, a taxa de subida, a manobrabilidade, ou mesmo contribuir para a explosão de um pneu. Por outras palavras, um avião que exceda o seu PMD representa um risco de segurança significativo.

No entanto, um avião sobrecarregado não é algo com que tenha de se preocupar no seu próximo voo. Embora os voos comerciais possam ultrapassar o PMD do avião – possivelmente devido a um desvio de rota relacionado com as condições meteorológicas que altere outros parâmetros, entre uma série de outros fatores – normalmente não descolam quando isso acontece. Em vez disso, a companhia aérea fará tudo o que estiver ao seu alcance para o reduzir. Ou seja, descarregando passageiros ou carga, reduzindo a quantidade de combustível transportado, etc.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também