Aviões: porque diminuem as luzes na descolagem e a aterragem?

Quando embarca num avião e se senta, pode reparar que as luzes da cabina diminuem durante a descolagem e a aterragem. A primeira coisa que tem de saber é que esta prática comum não tem como objetivo ajudá-lo a dormir. De facto, é algo muito importante!

A principal razão para diminuir as luzes da cabine durante a descolagem e a aterragem é permitir que os passageiros e a tripulação ajustem os olhos a níveis de luz mais baixos. Durante o amanhecer, o crepúsculo e a noite, as tripulações diminuem as luzes para que, no caso de uma emergência em que os passageiros e a tripulação tenham de abandonar o avião, os seus olhos já estejam habituados à escuridão. Demora cerca de 5 a 10 minutos para que os olhos façam a transição da luz brilhante para a escuridão, um ajuste crucial se a evacuação for necessária.

Fases críticas do voo

A descolagem e a aterragem são os momentos mais perigosos de um voo. Segundo a Boeing, 21% dos acidentes fatais ocorrem durante a descolagem e a subida inicial, enquanto 46% acontecem durante a descida final e a aterragem. Durante estas fases, os pilotos estão concentrados na monitorização dos sistemas do avião, na análise do ambiente e no cumprimento das instruções do controlo de tráfego aéreo. A aeronave está também numa “configuração mais delicada”. Isto com os flaps das asas e o trem de aterragem abertos, o que a torna mais suscetível a complicações.

Ainda pode reclinar o seu banco no avião quando viaja? Cuidado!

Melhorar a preparação para emergências

A redução das luzes da cabina garante que, em caso de evacuação de emergência, os passageiros possam localizar as saídas de forma rápida e segura. A iluminação reduzida torna mais visíveis os sinais luminosos de saída de emergência e a iluminação do caminho no chão. As luzes da cabina são reduzidas ao anoitecer e em condições de escuridão, permitindo que a sua visão se ajuste para uma evacuação mais eficiente.

Outros ajustes

Para além de diminuírem as luzes, as assistentes de bordo dão instruções aos passageiros para realizarem várias tarefas. São exemplo disso fechar as mesas dos tabuleiros, arrumar as malas e voltar a colocar os bancos na posição vertical. Estas ações criam caminhos desimpedidos para as saídas. Além disso, os assistentes de bordo podem pedir aos passageiros que abram as persianas das janelas.

janelas dos aviões, luzes na descolagem

Entretanto para além da segurança, diminuir as luzes durante os voos noturnos conserva energia e cria uma atmosfera mais tranquila para os passageiros. Após a descolagem, quando os passageiros estão instalados, as luzes são normalmente reduzidas para promover um ambiente calmo e propício ao sono.

Da próxima vez que observar as luzes da cabina a diminuir, lembre-se que se trata de um procedimento de segurança essencial concebido para garantir que todos a bordo estão preparados para qualquer emergência.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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