Avanço na captura da energia solar! Tudo graças… A uma sandes!?

Avanço na captura da energia solar! Tudo graças… A uma sandes!? – Hoje em dia, vivemos numa sociedade que quer realmente ficar mais sustentável e mais amiga do ambiente. E como deve saber, uma das formas de tentar fazer isto, é o uso de painéis solares para a captura de energia.

Contudo, atualmente apenas conseguimos capturar em média qualquer coisa como ~15% da energia que nos chega vinda do Sol… Mas calma, temos novidades neste campo! É que uma equipa de investigadores descobriu que o uso de um novo material pode retirar esta barreira da equação.



Grande avanço na captura da energia solar! Tudo graças… A uma sandwich!?

Portanto, desde 2009 que começámos a ver a introdução do mineral perovskite nos painéis solares. Assim, desde essa altura que este tem sido o foco de várias equipas de desenvolvimento, devido ao dramático aumento na eficiência de captura de energia. (~15% para ~28%)

No entanto, existem desvantagens no uso deste material…

Ao fim ao cabo, os painéis solares com o mineral perovskite não são tão estáveis quanto o equipamento ‘standard’, devido ao uso de chumbo solúvel em água. O que por sua vez poderá significar um perigo para a saúde pública. Mas calma! Parece que já existe solução para o problema.

painéis solares

Felizmente, os seres humanos são muito bons a passar este tipo de obstáculos, desde que tenham tempo e orçamento para investigar e experimentar soluções. Dito isto, pelos vistos, uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue acabou de fazer isto mesmo, ao usar um material do tipo “sandwich” que usa materiais orgânicos e inorgânicos para criar uma nova estrutura híbrida mais estável. (Removendo assim a necessidade do uso de chumbo)

Yao Gao, um dos autores de toda a pesquisa disse:

“A células solares, podem ser muito eficientes como muita gente já conseguiu demonstrar. Dito isto, com a nossa nova tecnologia, podemos tornar os materiais híbridos de perovskite mais estáveis. Assim, ao substituir o chumbo tóxico, estes materiais são melhores para o ambiente, e até podem ser usados para sensores bio eletrónicos dentro do corpo humano.”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também