Faça isto para o seu automóvel com transmissão automática durar!

O número de automóveis com transmissões manuais está a diminuir a cada ano que passa. A maior parte dos veículos eléctricos nem sequer tem uma transmissão tradicional. Em vez disso, dependem de um diferencial com uma relação de engrenagem única. Tudo para fornecer energia às rodas, mantendo o motor a funcionar dentro da sua gama de potência ideal. A maioria dos veículos híbridos e movidos a combustão interna tem transmissões automáticas. Assim permitem ao condutor descansar o pé esquerdo e deixar que o computador de bordo, o conversor de binário e o conjunto de engrenagens mudem de velocidade. No entanto o sistema que dá vida à transmissão automática do seu automóvel é mais complexo e como tal deve fazer algumas coisas para durar.

Faça isto para o seu automóvel com transmissão automática durar!

Embora facilitem a condução as transmissões automáticas são mecanicamente mais complexas do que as suas equivalentes manuais. Isto significa que são necessários cuidados de rotina adicionais e atenção operacional. Tudo para obter o melhor desempenho da complicada disposição de engrenagens, rolamentos e embraiagens dentro da sua transmissão automática.

Verificar os níveis de fluido e mudar regularmente

Tal como o seu motor depende de uma lubrificação adequada para funcionar corretamente e durar muito tempo, a sua transmissão precisa de ter a quantidade certa de fluido limpo para ter o seu melhor desempenho. A maioria dos veículos tem uma vareta de medição do fluido da transmissão perto da parte de trás do motor. Dito isto, é melhor verificar o nível do fluido quando o carro está numa superfície plana e o motor está a funcionar. Sempre com a transmissão em ponto morto. Retire a vareta, limpe-a, volte a colocá-la no lugar, retire-a novamente e verifique o nível do fluido em relação às marcações na extremidade inferior. Se estiver perto da linha de “enchimento”, consulte o manual do proprietário ou contacte o departamento de assistência do concessionário para identificar o fluido de transmissão correto para o seu carro.

automóvel com transmissão automática durar

No entanto algumas transmissões modernas são anunciadas como “cheias para toda a vida”. No entanto isso não significa que possa ignorar o nível do fluido ou nunca se preocupar com a mudança dele.

Mude também o filtro

Tente saber qual o intervalo adequado para mudar o filtro da transmissão. Alguns filtros têm de se mudar a cada 50 mil kms. Mas isso faria muito.

Na maioria dos veículos, a substituição do filtro da transmissão requer também a remoção do recipiente de drenagem. Assim esta é uma boa altura para substituir a junta do recipiente para ajudar a evitar fugas de fluido no futuro.

Nunca mude de velocidade com o carro em movimento

A coisa mais importante que pode fazer para prolongar a vida da sua transmissão automática é certificar-se de que está completamente parado antes de mudar de velocidade. Pode ser tentador tentar poupar alguns segundos ao sair de um lugar de estacionamento e passar da marcha-atrás para a condução enquanto o carro ainda está a rolar lentamente para trás. No entanto, isto coloca uma enorme pressão no sistema de engrenagens e nas bandas de travagem da transmissão. Assim se for feito com frequência, acabará por levar a uma fatura de reparação dispendiosa.

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Claro que há veículos que foram concebidos para serem engrenados em movimento e destinam-se a imitar o funcionamento de uma transmissão manual, permitindo-lhe engrenar as mudanças à vontade.

Manter o sistema de arrefecimento a funcionar corretamente

Na maioria dos automóveis com transmissões automáticas, o fluido da transmissão circula para passagens dedicadas no radiador para ser arrefecido. Isto significa que o radiador, o termóstato, as mangueiras e o líquido de arrefecimento estão a fazer um trabalho duplo se tiver uma transmissão automática.

Neste caso, é importante certificar-se de que o radiador está sempre completamente cheio com o tipo correto de líquido de refrigeração. Também que as mangueiras, o depósito de transbordo, as braçadeiras e as tampas não têm fugas. Assim isto ajudará a garantir que o sistema funciona com a pressão correcta, circulando livremente o fluido e mantendo o motor e a transmissão frios em todas as condições.

Não conduza durante muito tempo com um pneu sobresselente pequeno

Muitos carros vêm com um pneu sobresselente mais pequeno do que os pneus originais. Isso é feito para economizar espaço dentro do veículo para armazenar o sobressalente e facilitar a troca de um pneu furado na beira da estrada, mas esses sobressalentes não se destinam a uso prolongado.

Entretanto a maioria destes pneus destina-se à utilização a velocidades baixas. Assim devem-se utilizar apenas para conduzir até uma loja de pneus para obter uma substituição de tamanho normal para o seu pneu danificado. Conduzir com um conjunto de pneus incompatíveis fará com que a roda de tamanho inferior gire mais depressa do que as outras três, o que coloca uma tensão adicional no diferencial desse eixo.

Assim estes são os cuidados que tem de ter com o seu automóvel para a transmissão automática durar.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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