Automóveis: Portugal é cada vez mais o caixote do lixo da Europa!

Provavelmente não tem noção, porque andam a aparecer vários carros com matrículas novas começadas por A ou B. Mas, a realidade é que Portugal está mesmo a ficar para trás na renovação do parque automóvel, e os números não enganam.

Afinal de contas, os carros enviados para abate em 2024 tinham, em média, quase 25 anos. Uma realidade que não só prejudica o ambiente, como compromete a segurança nas estradas e trava a transição energética.

Além disso, a renovação que anda a ser feita do parque automóvel, tem como base a importação de veículos de outras regiões europeias, nomeadamente Alemanha e França. Os carros têm matricula nova… Mas já são velhos!

Automóveis: Portugal é cada vez mais o caixote do lixo da Europa!

leapmotor em portugal: carros chineses amigos da carteira?

Portanto, perante esta situação, a ACAP (Associação Automóvel de Portugal) decidiu agir e está a propor um plano sério para abate de carros antigos.

A ideia é simples e direta: dar incentivos até 5.000€ a quem entregar um carro a combustão com mais de 10 anos. isto desde que compre um novo veículo eletrificado. Atenção! Eletrificado significa elétrico ou híbrido. Não tem de ser 100% elétrico.

O objetivo é retirar 40 mil veículos antigos da estrada já em 2026.

A realidade é que as coisas têm de mudar, visto que o atual programa de incentivos do Fundo Ambiental não tem dado resposta: esgota em dias e abrange poucas pessoas.

Mas… É preciso ir ao problema mais sério!

Mas, as coisas não ficam por aqui. A fiscalidade automóvel em Portugal é má, é mesmo muito má. Por isso, a associação quer mexidas profundas na fiscalidade automóvel. Como? Propõe o fim do ISV até 2030, com uma transferência progressiva do imposto de aquisição para o IUC. C

A importação de usados também está na mira. Em 2024, mais de metade das novas matrículas em Portugal foram de carros usados, muitos deles vindos de fora com cerca de oito anos de idade. Para combater isso, a ACAP quer reforço nos testes de partículas nas inspeções obrigatórias e mais controlo sobre o real impacto ambiental destes veículos.

Em suma: estamos atolados em carros velhos, e a proposta da ACAP parece ser um passo concreto para inverter isso. Agora é ver se o próximo Governo tem coragem para acelerar esta mudança. É que os nossos governantes andam sempre a “dormir” neste assunto.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...