Os automóveis elétricos continuam a tomar de assalto a indústria automóvel. Fazem frente aos veículos a gasolina e para além do aspeto ecológico, as características de desempenho também contribuem para a popularidade. A velocidade dos automóveis eléctricos, por exemplo, é um dos principais atractivos para estes veículos. Os automóveis eléctricos são muito rápidos e a sua aceleração também é excelente. Mas porque é que os automóveis eléctricos aceleram mais depressa?
Razão pela qual os automóveis eléctricos são tão rápidos
A ascensão dos automóveis eléctricos tornou estes veículos uma escolha de mobilidade popular. A velocidade é algo em que os VEs têm uma vantagem sobre os seus homólogos a gasolina. Estes veículos estão equipados com potentes especificações para atingir altas velocidades e acelerações rápidas.
A transmissão
A transmissão de um veículo elétrico é diferente da de um motor de combustão interna (ICE). Por exemplo, as transmissões dos VE não têm mudanças de velocidade e relações de transmissão. Além disso, os VEs têm uma única mudança. A transmissão é ajustada para fornecer a potência máxima em todas as RPM.
A relação nas mudanças dos VE varia com a pressão aplicada no pedal, a velocidade do veículo e o modo de transmissão. As características distintivas da transmissão estão também entre as razões pelas quais os automóveis eléctricos são tão rápidos.
O acelerador
Os VE têm um melhor controlo do acelerador e esta é uma das razões pelas quais os automóveis eléctricos são tão rápidos.
O melhor controlo do acelerador contribui para a alta velocidade dos veículos eléctricos
Nos veículos a gasolina, a potência não é determinada. No entanto, com os VE, os condutores obtêm a quantidade exacta de potência depois de carregarem no pedal. Por exemplo, 50% da potência quando carrega no pedal até meio. Esta precisão ajuda a obter uma potência mais rápida. Além disso, o binário instantâneo proporciona a potência máxima num instante.
As mudanças
Outra das razões pelas quais os veículos eléctricos são tão rápidos é o facto de não haver mudanças. As mudanças de velocidade nos veículos a gasolina podem acrescentar alguns segundos ao tempo total. Os condutores têm de decidir qual a melhor mudança. No entanto, os VE são todos automáticos e não requerem mudanças de velocidade.
Travões
Uma das principais razões pelas quais os carros eléctricos são tão rápidos é a melhor travagem. A desaceleração tem uma relação direta com a aceleração. Os automóveis eléctricos têm travagem regenerativa. Isto faz com que o carro abrande quando o condutor tira o pé do pedal.
Uma melhor travagem ajuda a reduzir os tempos de paragem durante uma viagem. Além disso, é uma forma eficaz de poupar energia.
Estas são as razões principais pelas quais os automóveis eléctricos aceleram mais depressa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!