Automóveis: Andar na reserva causa problemas?

Hoje em dia, com os preços assustadores dos combustíveis, é muito provável que a luz da reserva do seu tablier tenha feito algum trabalhinho extra, enquanto espera pela próxima quinta ou sexta-feira de forma a perceber se os combustíveis sobem ou descem na cada vez mais mítica segunda-feira.

Porém, o que não falta por aí são relatos de pessoas, algumas que percebem do assunto, e outras que apenas repetem o que ouviram por aí, a afirmar que andar na reserva é um perigo para o seu automóvel, mais concretamente para a bomba responsável por puxar o combustível do depósito. Será isto verdade? Ou é só um mito?

Automóveis: Andar na reserva causa problemas?

Portanto, em qualquer carro moderno, isto é um mito. No passado, com menos proteções e com menos cuidados, andar na reserva poderia realmente trazer alguns malefícios para o combustível. Hoje em dia nem por isso. Mas vamos por partes, porque existem dois grandes fatores para esta conclusão! Estamos a falar da refrigeração da bomba de combustível, e também da puxada de resíduos que podem ou não existir no fundo do depósito.

Pois bem, a refrigeração da bomba de combustível não é feita pelo combustível à volta da mesma. É feita pela passagem de combustível no interior da bomba. Ou seja, existir muito ou pouco combustível à volta, é literalmente igual ao litro.

Por sua vez, no lado dos resíduos (sujidade), além de um controlo mais apertado na qualidade dos combustíveis, as bombas modernas também já contam com várias proteções para evitar a entrada de resíduos, e como tal, é um não assunto.

Em suma, se gosta de andar com a luz da reserva ligada, não fique demasiado preocupado com o assunto. O carro só vai parar se andar demasiado com esta luz ligada. Ou seja, só para quando terminar o combustível no depósito.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também