É inegável que os automóveis de hoje em dia estão cada vez mais inteligentes! Por isso mesmo, oferecem cada vez mais funcionalidades fora do ‘mundo da condução’.
No entanto, na loucura de oferecer mais, e melhor, e de claro, ser diferente de tudo o resto. As fabricantes do mundo automóvel também acabam por oferecer muitas funcionalidades estranhas, e que muitas das vezes não acrescentam absolutamente nada à experiência da condução.
Vamos olhar para algumas?
Auto: Quais são as tecnologias mais inúteis num carro?
Portanto, por enquanto, ainda não é possível ir a um stand, e comprar um carro capaz de conduzir sozinho. Mas verdade seja dita, tecnologia é o que não falta no mercado automóvel, em quase todas as gamas de preços.
O problema, é que muita desta tecnologia, apesar de interessante, não está a ser usada pelos condutores.
Afinal, enquanto algumas funcionalidades como o Cruise Control, Lane Assist, e até a introdução do Ar Condicionado, mudaram a forma como conduzimos, e vivemos a nossa vida no asfalto.
Outras, deixam de ser utilizadas passados 90 dias, após a compra do veículo. Mas vamos por partes.
Quais são as tecnologias mais desejadas no mundo automóvel?
Segundo vários estudos de mercado, as funcionalidades mais bem recebidas têm influência no campo de visão do condutor. Estamos a falar de câmeras 360º, dos espelhos baixarem, para o condutor ver o passeio, e claro, dos sistemas de paragem automática a fazer marcha atrás.
Curiosamente, a funcionalidade “One Pedal” também tem sido muito aceite, e extremamente desejada. (Permite controlar o automóvel, através de um único pedal, graças à regeneração do motor elétrico).
Reservar Hotéis, ou encomendar comida?
Por exemplo, vários veículos da General Motors contam com ferramentas, embebidas no sistema de entretenimento, capazes de encomendar comida, café, combustível, ou até de fazer reservas num hotel.
Como é óbvio, visto que é algo que podemos fazer, com toda a facilidade, no nosso smartphone. 61% dos donos de veículos com esta capacidade afirmam nunca utilizar nenhuma destas funcionalidades.
Comunicação no carro, com a voz baixinha?
Outra das funcionalidades inúteis que os condutores apontam, passa pelos recentes sistemas de comunicação Condutor <-> Passageiro, como o Driver Easy Speak da Toyota, ou CabinTalk da Honda.
Algo que tem sido uma aposta de várias fabricantes, em veículos SUV de grandes dimensões. O que por sua vez promete uma comunicação mais fácil, e com um volume bastante mais baixo. (Em suma, serve para não ter de gritar no carro). Pois bem, 52% dos condutores, nunca utilizou, nem pensa em utilizar, o sistema.
Gestos no carro?
Outra das funcionalidades que os condutores parecem odiar, está na ideia de usar gestos para controlar o sistema de entretenimento do automóvel.
Isto acontece em vários modelos da BMW. Muito resumidamente, pode utilizar certos gestos, para aumentar o volume, mudar de faixa, navegar nos menus, etc… O problema é que… Estar a fazer gestos, quando precisa de estar agarrado ao volante e olhar para a estrada, é uma ideia horrível.
Além disto, o reconhecimento deste tipo de interação é também quase sempre extremamente complicada. Por isso, para não fazerem gestos parvos, e inúteis, os condutores preferem interagir com o menu, à maneira antiga.
Será que tudo isto faz sentido? Os preços dos automóveis estão a subir dramaticamente!
Graças aos efeitos da pandemia, e da instabilidade política em vários países, os preços estão em franca subida.
Bem… Tendo isto em conta, não fará sentido para as fabricantes, ter noção daquilo que realmente os condutores querem e gostam, para posteriormente melhorarem as suas ofertas? Para quê gastar dinheiro, e outros recursos, em funcionalidades que posteriormente nunca irão ser utilizadas?
Antes de mais nada, que tecnologias tem, mas prefere não utilizar no seu carro? Partilhe connosco a sua experiência nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!