Atenção: pode escapar ao aumento da prestação da casa!

Muitas pessoas têm-se queixado recorrentemente do aumento da prestação da casa e aqui os valores variam. Há pessoas que ficaram a pagar 200 Euros a mais, mas há outras que na realidade estão a pagar muito mais! Especialmente agora que a Taxa Euribor ultrapassou a barreira dos 4%. Mas as coisas podem ainda ser piores. Sobretudo se esta taxa chegar aos 4.5% ainda este ano. Tudo porque o Banco Central Europeu já fez saber que fará novos aumentos. No entanto pode até não ter de se preocupar com isto! De facto, até pode escapar aos aumentos da prestação da casa.

Atenção: pode escapar aos aumentos da prestação da casa!

As pessoas estão realmente preocupadas com estes aumentos. No entanto, muitas delas nem necessitam de o estar. Isto porque eventualmente só terão de pensar nisto para o próximo ano. Ainda ontem e a propósito do aumento da Taxa Euribor uma pessoa referia no café que estava bastante preocupada com o que iria pagar agora. Mas calma, pode até nem ter de se preocupar com isto.

Tudo está relacionado com o mês em que a prestação é revista. Ou seja, imagine que a sua prestação foi revista em Fevereiro. Assim vai escapar aos novos aumentos da prestação da casa e só terá de se preocupar com isto em Janeiro do próximo ano. Ou seja, pode escapar aos aumentos da prestação da casa.

Prestações vão subir

Seja como for a DECO refere que as prestações vão subir à medida que forem revistas nos próximos meses, consoante o contrato tenha sido negociado com a Euribor a 3, a 6 ou a 12 meses. Eis alguns cenários que a associação de defesa do consumidor simular para pessoas com contratos de crédito à habitação com spread de 1% e Euribor a 6 meses.

100 mil euros a 30 anos

  • Prestação média com Euribor a 1%: 369,62 euros.
  • Prestação média com Euribor a 2%: 421,60 euros.
  • Prestação média com Euribor a 3%: 477,42 euros.
  • Prestação média com Euribor a 4%: cerca de 537 Euros!

150 mil euros a 30 anos

  • Prestação média com Euribor a 1%: 554,43 euros.
  • Prestação média com Euribor a 2%: 632,41 euros.
  • Prestação média com Euribor a 3%: 716,12 euros.
  • Prestação média com Euribor a 4%: 800 euros

200 mil euros a 30 anos

  • Prestação média com Euribor a 1%: 739,24 euros.
  • Prestação média com Euribor a 2%: 843,21 euros.
  • Prestação média com Euribor a 3%: 954,83 euros.
  • Prestação média com Euribor a 4%: cerca de 1065 Euros!

Quem decide se a taxa sobe ou desce?

Em cada reunião mensal do Banco Central Europeu, pode decidir-se pela manutenção ou alteração da chamada taxa diretora, que o BCE cobra aos bancos para lhes emprestar dinheiro. Uma revisão desta taxa influencia todos os contratos de crédito praticados entre as instituições bancárias, que definem a Euribor. A última revisão aconteceu em dezembro de 2022, quando a taxa diretora foi fixada em 2,5 por cento.

Esta dinâmica junta-se às do mercado e as expectativas em relação à evolução dos indicadores económicos também influenciam as taxas Euribor definidas pelos bancos europeus, procurando antecipar os próximos passos da política monetária. No final, são estas as taxas que influenciam diretamente os contratos de crédito de taxa variável.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também