Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que tem feito de forma extremamente inteligente na gama dos SUVs, como é o exemplo deste Q4 e-Tron em teste.
Um carro que não tem um tamanho exagerado, mas ainda assim, traz todas as vantagens e linhas de design que os fãs de um bom SUV querem na sua vida. Vamos perceber o que vale?
Nota do Redator: Entretanto, fique a saber que fiz 1150km com o Audi Q4 e-Tron, num teste não só ao carro, como a nossa infraestrutura de carregamento Nacional. Fique a saber como é fazer viagens de longo curso com um automóvel full elétrico aqui:
Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança
Portanto, o Audi Q4 e-Tron apresenta-se como uma alternativa ‘Premium’ ao ID.4 da VW, aliás, a plataforma é exatamente a mesma. O que levanta a questão, o que muda no eTron da Audi, relativamente ao carro elétrico da VW?
Pois bem, o Q4 é obviamente construído tendo como base a plataforma MEB do grupo Volkswagen, sendo, na sua essência, um ID.4 reimaginado pela Audi e a sua equipa de engenheiros. Tal e qual como o Enyaq é o ID.4 da Skoda
Mas… Consegue imaginar a tecnologia do ID.4, com a construção (tanto interior como exterior) da Audi? É logo outro mel!
Testei o ID.3 e ID.4 da VW há alguns meses atrás, e nunca diria que a base é a mesma. A Audi foi mesmo capaz de meter aqui os seus pozinhos mágicos. Mas vamos aos detalhes!
O que separa o Q4 do resto dos carros elétricos, nomeadamente dos 100% elétricos do grupo WV?
O automóvel em si é extremamente bonito, e apelativo ao olhar. É um estilo de design muito próprio da Audi, que continua a impressionar qualquer condutor, desde o mais casual ao mais entusiasta. Mas o que mais impressiona, é mesmo o facto de não conseguir identificar este EV, como um carro elétrico, à primeira vista. É um carro “normal”!
Dito isto, dentro desta linha de pensamento, temos aqui uma condução muito própria da marca, sendo esta dinâmica, sempre com uns toques de ‘sport’ pelo meio, bem como um interior que, como muito boa gente disse quando entrou no carro, nos faz sentir dentro de uma autêntica nave espacial.
Afinal de contas, temos um cockpit virtual bem conseguido, bem como um design angular, e futurista, que primeiramente estranhamos, mas rapidamente se entranha.
Em suma, a Audi tentou criar a sua própria identidade na gama e-Tron, e pelo menos na minha opinião, o seu esforço tem sido, até aqui, um enorme sucesso.
Habemus botões físicos!
O que mais me irrita nos dias que correm, nos automóveis modernos, é mesmo a moda dos botões ‘touch’. Por amor de Deus, fabricantes, não façam isso!
Enquanto estou a conduzir, quero sentir o botão, e quero fazer o que tenho a fazer da forma mais rápida e eficiente. Seja isto mudar a temperatura do AC, mudar a rota da navegação GPS, ou simplesmente mudar de música. Os meus olhos têm de estar na estrada, e não no volante ou sistema de infotainment. Isto é algo que a Audi, ao contrário da VW, fez muito bem no Q4 e-Tron!
Bem… Menos no volante… Que continua a contar com botões touch com feedback háptico, que por vezes funcionam bem, enquanto outras apenas são uma fonte de frustração.
No geral, está bom, mas há espaço para melhorar.
O ecrã?
Na minha opinião, a Audi foi capaz de equipar este automóvel com um sistema mais rápido, e mais fluido, relativamente às alternativas do restante grupo. No entanto, ainda encontramos o ocasional soluço, ou até crash do sistema de infotainment. Algo que deverá ser resolvido em atualizações futuras de software.
Que versões temos?
O Q4 eTron está disponível em várias versões, diferenciadas pelos modelos 35, 40 e 50, e séries Sport, S Line e Edition 1.
Dito isto, o modelo 35 do Q4 e-Tron traz uma bateria de 52kWh e uma autonomia de 330KM WLTP, potenciada por um motor de 168 cv. A versão 40 traz uma bateria de 77kWh e uma autonomia de 510KM WTLP, potenciada por um motor de 201 cv. Isto enquanto, por fim, a versão 50 traz a mesma bateria, com um motor extra para trazer tração às quatro rodas para a equação, o que por sua vez, se traduz numa autonomia de 480km, potenciados por 295 cv.
Como se portou este Q4 e-Tron durante o teste?
A versão que recebemos para teste foi o Q4 e-Tron 50 Quattro, um carro que nos encheu as medidas na estrada, conseguindo cumprir na parte da autonomia prometida. (350KM em autoestrada e 450KM em cidade). Muito resumidamente, é um automóvel muito dinâmico, que tanto pode ser calmo, como do nada, mostra um pouco da sua raça desportiva, sendo capaz de mover todos os automóveis da faixa esquerda da autoestrada, para você passar à vontade.
No entanto, não pense que tem aqui um e-Tron Sportback! A parte ‘Sport’ existe, mas não é todo o foco da marca com este automóvel. Por isso mesmo, a sua velocidade está limitada a 184KM/h, e dos 0 aos 100 KM/s, demora 9 segundos.
Em suma, no dia-a-dia, o Audi Q4 e-Tron é um carro obviamente Premium, com tudo aquilo que a Audi tem para oferecer, mas também é um carro ‘normal’. E na verdade, é aqui que está a beleza deste automóvel! Afinal de contas, não é exatamente isso que queremos? Um carro elétrico, que se sinta como um carro normal?
Aliás, caso não saiba, a Audi tem tantas esperanças neste EV, que o seu objetivo é metê-lo no top de vendas, logo abaixo do best-seller A3. Ou seja, o Q4 e-Tron é grande aposta da Audi para tornar os carros elétricos um tanto ou pouco ‘mainstream’.
Entretanto… Como funciona o carregamento elétrico?
Pode ficar saber mais acerca das minhas aventuras de carregamento aqui, mas fique a saber que o Q4 eTron é capaz chegar aos 125kW de velocidade de carregamento nas versões com bateria de 77kWh. (100kW nas baterias de 52kWh).
Ou seja, em termos práticos, isto significa 75% de autonomia em 38 minutos, ou 130km de autonomia em apenas 10 minutos de carregamento.
Conclusão
Com o Audi Q4 e-Tron, foi fácil perceber que viver com um carro elétrico, mesmo que tenha de fazer viagens de longo curso, é agora uma missão muito mais fácil. O que leva à conclusão de que, este EV é uma das alternativas a ter em conta, se por acaso quer mudar para o mundo dos full elétricos.
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