O mundo dos carros 100% elĂ©tricos está cada vez mais interessante, com ofertas para todo o tipo de gostos, e claro, cada vez mais, ofertas para todo o tipo de carteiras. Ao fim ao cabo, Ă© possĂvel ir desde potentes e caros supercarros, atĂ© ao mundo das ofertas utilitária muito mais baratas, e tambĂ©m muito mais eficientes.
Dito isto, com a possibilidade de colocar lado a lado um dos melhores elĂ©tricos do mercado com o modelo mais barato de todos… NĂŁo fomos capazes de resistir!
Eis que temos uma comparação simplesmente incomparável!
Audi e-tron GT vs Dacia Spring
Antes de mais nada, neste comparação incomparável, temos de falar do Ăłbvio… Ou seja… Do preço. No entanto, apesar do facto do Audi e-tron GT custar uns 10 (ou mais) Dacias Spring juntos, a verdade Ă© que ambos tĂŞm a mesma exata função, que Ă© levar os seus ocupantes do Ponto A para o Ponto B, utilizando como combustĂvel, os cada vez mais populares eletrões.
Assim, tirando isto do caminho, vamos por partes!
Praticabilidade
Ora bem, apesar de ser o elétrico mais barato do mercado, o Dacia Spring foi uma valente surpresa nos dias de teste.
Afinal de contas, Ă© um carro de estilo “mini SUV”, o que facilmente se sente na estrada. Afinal, subir passeios e passar por zonas apertadas, Ă© algo feito sem qualquer tipo de preocupação. Já quanto ao Audi e-tron GT, a histĂłria Ă© obviamente outra… O foco aqui nĂŁo Ă© a praticabilidade, algo que tambĂ©m se sente, e bem, na prática da condução diária. Afinal de contas, devido Ă sua altura, bastante baixa, subir um passeio está quase sempre fora de questĂŁo.
Outro dos pontos em análise Ă© o seu ângulo de viragem, curiosamente superior no Dacia Spring, devido ao seu reduzido tamanho e leveza. No caso do e-tron GT, o ângulo nĂŁo Ă© mau, mas Ă© obviamente limitado pelas dimensões exageradas do automĂłvel. É um carro que alĂ©m de menos mĂłvel, tambĂ©m vai dar alguns pequenos ataques cardĂacos, seja a entrar em algumas garagens, ou claro, a subir/descer nas mĂticas entradas/saĂdas do tipo caracol, como Ă© o exemplo do El Corte InglĂŞs em Lisboa. (Fizemos isso, e foi inegavelmente assustador!)
Como Ă© Ăłbvio, ainda no ponto de vista da praticabilidade, o Audi e-tron GT leva uma grande vitĂłria para casa, oferecendo uma autonomia a rondar os 430-488 km por carregamento, contra o Dacia Spring com ‘apenas’ 230km de autonomia em mĂ©dia. Ainda assim, nĂŁo se deixe enganar, Ă© que se andar a “brincar” muito com o E-tron GT verá a autonomia desaparecer em segundos.
Curiosamente, outra das vantagens do Dacia Ă©… Admire-se, a sua potĂŞncia!
Sim, antes de começar a gozar com os 44 cv do Dacia Spring, tenha em conta o seguinte… Posso andar alegremente com o pedal a fundo o dia inteiro, a qualquer momento, e sem qualquer tipo de hesitação no Spring.
Já no Audi E-tron GT, tenha cuidado! É que sempre que coloca o pedal a fundo neste monstro, vai ter uma resposta Ă altura do preço deste veĂculo. Especialmente se colocar tudo no modo mais desportivo, o que garante acelerações dos 0-100 km/h a rondar os 3.5 segundos.
Mas claro, com a velocidade e aceleração, o Audi tambĂ©m Ă© capaz de garantir uma segurança incrĂvel, com uma tração Ă s quatro rodas que nĂŁo está mesmo para brincadeiras. Contudo, nĂŁo se deixe enganar, colocar o pĂ© a fundo no Audi requer sempre muita atenção, rigor e cuidado.
O resultado do Audi contra o Dacia?
(Em tom de brincadeira)
Ora bem, infelizmente, devido ao facto de na altura, o Spring estar apenas com 75% de bateria, decidimos que nĂŁo era justo fazer uma ‘drag race’.
Contudo, ficou claramente combinado para uma prĂłxima vez… Mas agora a sĂ©rio, o Audi leva cerca de 13.6 s dos 0-200 km/h, e o Spring ronda os 19 segundos… mas dos 0-100 km/h. Dos 0 aos 200 km/h? Bem… NĂŁo faz.
Em suma, não se esqueça que estamos a comparar o incomparável, mas claro está, bola para frente!
Caixa de velocidades
Este campo é fácil, o Dacia Spring conta com uma mudança fixa, mas sendo um topo de gama o Audi E-tron GT traz uma novidade, contando com duas mudanças no eixo traseiro para uma aceleração superior.
Eficiência diária
- Audi E-tron GT 20.6 kWh a cada 100 km percorridos
- Dacia Spring Advanced 11.5 kWh a cada 100 km percorridos
Em boa verdade, quem vai comprar o Audi E-tron GT não está em nada interessado no seu consumo elétrico. Contudo, isto é onde o Dacia Spring canta a música da vitória, visto que é muito mais amigo da sua carteira no ato da compra, e talvez mais importante que isso, também no uso diário.
Conforto
Pois bem, para o seu preço, o Dacia Spring Advanced é capaz de oferecer conforto suficiente para quem vai nos bancos da frente. Especialmente, nesta variante que conta com bancos em pele, mas este assunto muda de tom, e para pior, se por ventura tiver de viajar nos bancos traseiros, em viagens mais longas. (Parece um barco!)
Já no Audi e-tron GT, quer esteja à frente, atrás, ou raptado na mala de trás, a viagem é sempre confortável e super estável. Se tem um conforto 10x vezes superior?
TambĂ©m nĂŁo Ă© preciso exagerar, talvez umas 20x superior fica lá mais perto…. Em suma, temos conforto atĂ© dizer chega! É que alĂ©m do rabiosque bem sentado, a sua insonorização Ă© de excelĂŞncia, nĂŁo vai ouvir absolutamente nada.
(Novamente em tom de brincadeira) O Dacia tem mais conforto que o Audi E-tron GT numa categoria importante. É que o Audi cola os passageiros ao banco, e oferece duas cabeçadas a cada aceleração, já o Dacia Ă© suave…
Comparando o incomparável: Audi E-tron GT vs Dacia Spring Advanced
ConclusĂŁo
Em suma, o Dacia Spring Ă© a oferta mais barata do mercado, sendo capaz de trazer para cima da mesa uma eficiĂŞncia incrĂvel. Um posto garantido pelo seu tamanho e peso leve que ronda os 920kg. Assim, Ă© uma Ăłtima escolha para quem quer gastar o mĂnimo possĂvel para viajar diariamente casa-trabalho ou mesmo em viagens. Leia a nossa review sobre o Dacia Spring Advanced, clique aqui.
No entanto, do outro lado do espetro temos o Audi e-tron GT, um autĂŞntico monstro do asfalto, com uma aceleração que faz envergonhar muito supercarro que anda por aĂ. AlĂ©m disto, conta com uns acabamentos premium no interior e exterior com detalhes em tudo o que Ă© sĂtio. Se ficou interessado no Audi E-tron GT, veja todos os detalhes no site oficial da marca, clique aqui.
Se um é comparável ao outro? Não, mas se decidimos comparar? Sim, e qual é o mal? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.