Além da autonomia, e medo de todas as dores de cabeça que as baterias ainda poderão vir a dar a um qualquer consumidor, qual é o maior entrave à compra de um veículo 100% elétrico em Portugal? É o seu preço! Claro!
Ainda assim, a Audi está com uma tal confiança, que decidiu anunciar, de forma bastante pública (evento Audi Vision Portugal – onde até foram demonstrados dois novos modelos 100% elétricos), que a marca vai ser 100% elétrica em Portugal já em 2030.
Estamos a falar de uma ambição desmedida? Ou de uma estratégia bem delineada e pronta a implementar?
Audi acredita que Portugal quer elétricos mais cedo!
Portanto, muito honestamente, sem uma mudança muito significativa na forma de funcionar do mundo automóvel eletrificado, não estou a ver como é que os Portugueses vão conseguir, em massa, trocar de automóvel. Ou melhor, como é que os Portugueses poderão vir a desistir do mais barato, e significativamente mais prático, motor a combustão até 2030.
Ainda assim, Nuno Mendonça (Diretor Geral da Audi Portugal), acompanhado por dois vice-presidentes da marca (Fermin Soneira, Vice-Presidente de Produto e-tron e Jens Puttfarcken, Vice-Presidente de Vendas), disse com um gigantesco sorriso no rosto que a Audi Portugal iria apostar na eletrificação total da sua frota antes de 2030. Ou seja, antes da meta Europeia da fabricante. Ora leia:
“A nossa visão para a Audi é clara, e os resultados conquistados são uma motivação constante. Com o caminho que a Audi AG está a preparar para o futuro, e ao vermos os magníficos produtos que serão colocados no mercado em breve, tendo o Q8 e-tron e a A6 Avant e-tron como bons exemplos, queremos comunicar-vos que a Audi em Portugal assume o compromisso de vender, exclusivamente, viaturas 100% eléctricas antes de 2030!”
Apesar das minhas dúvidas, a verdade é que o crescimento das vendas da Audi em Portugal até foi superior à média Europeia!
Atualmente, os modelos Audi exclusivamente eléctricos representam já mais de 30% das vendas da marca em Portugal.
Quanto aos mais recentes elétricos da fabricante, temos o novo Q8 e-Tron, que promete derreter os corações dos amantes de SUVs Premium! E claro, a muito esperada Audi A6 Avant e-tron Concept. O primeiro promete uma autonomia de 600 kms WLTP, com a mítica carrinha A6, tão conhecida e bem amada pelos Portugueses, a prometer uma incrível autonomia de 700 kms com um único carregamento. (Potência de 350kW e binário de 800Nm).
Em suma, ao longo dos próximos anos, a Audi promete trazer para o mercado mais 20 modelos 100% elétricos, até 2025. Caso não saiba, 2025 é o ano em que a marca vai lançar os seus últimos e mais evoluídos motores a combustão. Entretanto, em 2033, todos os novos Audi vão ser 100% elétricos (2030 para Portugal!).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!