O Audacity é uma conhecida aplicação grátis e open-source adquirida há dois meses por uma empresa chamada Muse Group. É uma empresa que já tem outros produtos de áudio no seu portfólio. São exemplo disso o Ultimate Guitar para entusiastas da guitarra e o MuseScore. Até aqui tudo bem. A questão é que de um momento para o outro esta aplicação ficou debaixo de fogo e tudo devido à privacidade dos utilizadores como refere o site Fosspost.
Audacity: o famoso programa de áudio afinal pode ser perigoso!
Ora a empresa que comprou esta aplicação tem tentando integrar um mecanismo de recolha de dados na aplicação. Dito isto, esta simples aplicação pode começar a recolher dados do computador onde está instalada e a enviar para terceiros.
A página da política de privacidade desta aplicação fala de vários mecanismos de recolha de dados. Para além dizem que os dados pessoais ficam alojados nos servidores dentro da Europa mas ocasionalmente podem ter de partilhar estes dados com a Rússia. Ou seja, onde está a sede.
Entretanto há outra coisa estranha na política de utilização desta app. É que impedem utilizadores menores de 13 anos da usarem. No entanto, isto vai contra a própria licença GPL. Não podem haver restrições de idade neste caso!
Outra questão é que os endereços IP reais dos utilizadores ficam guardados nos servidores do Audacity. Depois são encriptados. No entanto se houver uma solicitação eles podem ser cedidos a uma entidade governamental.
O ponto importante é que sendo esta uma simples aplicação de edição de áudio e que nem precisa de serviços online, recolha dados e os envie para terceiros. É que se trata realmente de um editor de som offline.
Isto está a deixar muitos utilizadores revoltados e isto é bem visível tanto no GitHub como no Reddit. O grande problema é que quando se perde a confiança da comunidade open-source é muito complicado ganhar-se.
A propósito deste problema os programadores desta app fizeram um comunicado a dizer que a política de privacidade foi mal compreendida. Entretanto, dizem que vão reescrevê-la para evitar confusões.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!