Com a evolução de ambos os ecossistemas dominantes no mundo mobile (Android e iOS), temos visto um aumento notável na preocupação das várias fabricantes pela entrega rápida e consistente de atualizações, não só de segurança, como também de performance e funcionalidades.
O que claro está, muito se deve ao facto de os consumidores terem ficado mais exigentes, e com tanta escolha no mercado (hoje em dia quase sempre a preços exagerados) ficaram também mais inteligentes e sucintos nas opções que fazem.
Em suma, o smartphone é um aparelho essencial para a nossa vida, e por isso, tem de cumprir certas exigências.
Dito isto, no meio de tantas promessas, que honestamente se começam a confundir umas com as outras, vamos de fabricante em fabricante perceber que atualizações podemos esperar com a compra de um qualquer aparelho rigorosamente novo.
- Smartphones novos todos os anos. É um erro das fabricantes!?
- Smartphones: Topo de Gama ou Gama Média? Qual escolher?
Atualizações nos Smartphones: Quantas são prometidas?
Quantas atualizações temos num smartphone Samsung?
A Samsung é uma das fabricantes que mais apostou nas atualizações de software, o que honestamente é extremamente curioso, visto que num passado recente era uma das piores neste campo.
Dito tudo isto, nos seus topo de gama mais recentes, a Samsung promete 4 grandes atualizações e pelos menos 5 anos de atualizações de segurança. Isto significa que todos os Galaxy S e Galaxy Z têm um suporte estendido muito interessante. Porém, como deve imaginar, a Samsung não vende apenas aparelhos topo de gama. Estamos a falar da maior fabricante de smartphones do planeta, por isso, temos também de olhar para as restantes gamas.
Dito isto, a Samsung promete 2 grandes atualizações para os seus gama média Galaxy A, bem como 4 anos de atualizações de segurança. Porém, no lado das atualizações de segurança, são mensais apenas no primeiro ano.
Quantas atualizações temos num smartphone Apple?
Todos os aparelhos suportados recebem a atualização no imediato. Normalmente, a Apple garante um suporte de 5~6 anos, sendo possível o lançamento de uma atualização após o fim do suporte oficial, caso apareça uma ameaça significativa à segurança do aparelho.
Enquanto no lado Android temos dezenas de fabricantes, e misturas de componentes incríveis entre modelos, a Apple lança apenas 4~5 smartphones por ano, com muitos deles a partilhar componentes. No fundo, a gigante da maçã controla tudo aquilo que entra num iPhone. É por isso muito mais fácil suportar os aparelhos de forma eficiente e rápida.
Quantas atualizações temos num smartphone Xiaomi?
A Xiaomi é uma outra fabricante que foi capaz de aprender com os erros, e por isso promete agora um suporte estendido muito interessante. O que significa isto?
Muito recentemente, com o lançamento dos Xiaomi 13T, a gigante Chinesa prometeu 4 anos de atualizações Android, e 5 anos de atualizações de segurança. Mas, à imagem daquilo que a Samsung faz, isto é apenas para os aparelhos considerados “topo de gama”.
O resto do catálogo Xiaomi deverá contar com 3 versões Android ao longo do seu ciclo de vida, bem como 2~3 anos de atualizações de segurança mensais, dependendo do modelo.
Quantas atualizações temos num smartphone Google?
A Google quer fazer algo muito similar aquilo que a Apple faz com o iPhone com a sua gama Pixel. Afinal de contas, a Google controla quase tudo aquilo que entra nos seus smartphones, e como tal, pode oferecer uma experiência de suporte muito similar, ou até superior.
É exatamente por isso que a Google prometeu 7 anos de atualizações a partir dos Pixel 8. Neste caso, estamos a falar de todas as atualizações de software e de segurança que forem lançadas durantes estes 7 anos.
Quantas atualizações temos num smartphone Google?
A Oppo é uma das fabricantes que mais aposta nas atualizações de software, sendo no passado uma das primeiras a adotar as versões mais recentes do Android nos seus aparelhos.
Dito isto, a Oppo oferece 4 anos de atualizações garantidas, e 5 anos de atualizações de segurança para os seus aparelhos topo de gama (Find X e Find N). Entretanto, os modelos da gama média baixam a fasquia para 3 grandes atualizações Android, e 4 anos de atualizações de segurança. Os modelos de gama biaxa recebem apenas uma atualização garantida e 3 anos de atualizações de segurança.
Android vs iOS
Entretanto, apesar das promessas das fabricantes, é preciso salientar que as atualizações da Apple para o iPhone, e da Google para os seus aparelhos Pixel, são imediatas. Assim que aparecem pode instalar, com alguns casos a ser possível até ter acesso a versões Beta e Alpha.
Já no caso das outras fabricantes, é normal existir um compasso de espera enquanto estas aplicam a sua “skin” (exemplo: Samsung OneUI, Xiaomi HyperOS, Oppo ColorOS, etc…)