iOS/macOS: o que são atualizações de respostas de segurança?

Normalmente, recebe correções de segurança críticas sempre que atualiza o seu dispositivo Apple. No entanto, isto mudou ligeiramente com o lançamento das atualizações de respostas de segurança e ficheiros de sistema. Mas afinal o que significam estas atualizações?

O que são atualizações de respostas de segurança e ficheiros de sistema?

Uma atualização de resposta rápida de segurança é uma atualização de segurança menor que a Apple lança para corrigir vulnerabilidades que surgem entre as actualizações normais do iOS ou do macOS. Considere-as como correções para corrigir falhas de segurança. A Apple designa estas actualizações com a versão do iOS seguida de uma letra entre parênteses – por exemplo, iOS 16.5.1 (a).

Em que é que diferem das actualizações normais do iOS?

Estas actualizações têm um tamanho de ficheiro mais pequeno, são instaladas automaticamente e, na sua maioria, não requerem a reinicialização do dispositivo. Isto torna ainda mais fácil para os utilizadores da Apple protegerem os seus dispositivos sem terem de transferir um ficheiro de atualização grande.

Como ativar e desativar

As actualizações estão disponíveis em todos os dispositivos Apple com, pelo menos, o iOS/iPadOS 16.4.1 ou o macOS 13.3.1. Por defeito, estas actualizações estão ativadas no seu dispositivo. Se o seu dispositivo não as estiver a receber, pode verificar se a funcionalidade está ativada.

atualizações de respostas de segurança

Num iPhone ou iPad, aceda a Definições > Geral > Atualização de software > Actualizações automáticas. Certifique-se de que a opção Resposta de segurança e ficheiros de sistema está ativada.

atualizações de respostas de segurança

Num Mac, aceda a Definições do sistema > Geral > Atualização de software. Clique no botão Info (i) ao lado de Atualizações automáticas. Verifique se a opção Instalar respostas de segurança e ficheiros de sistema está ativada.

Se, por qualquer motivo, a atualização mais recente do Rapid Security Response ainda não tiver sido instalada no seu dispositivo, pode instalá-la da mesma forma que costuma atualizar o iPhone ou o Mac. No iPhone, aceda a Definições > Geral > Atualização de software; se estiver disponível uma atualização, toque em Transferir e instalar.

No Mac, aceda a Definições do sistema > Geral > Atualização de software e selecione Atualizar agora se estiver disponível uma nova versão.

Para desativar as actualizações do Rapid Security Response em qualquer dispositivo, siga o mesmo processo acima, mas desative a definição Resposta de segurança e ficheiros de sistema.

É seguro remover uma atualização destas?

Pode remover as actualizações se suspeitar que estão a causar problemas logo após a instalação. No entanto, a menos que o efeito seja grave, é mais seguro manter as actualizações, uma vez que contêm correções de segurança essenciais para o seu dispositivo.

Por exemplo, se sentir que a bateria do iPhone se está a esgotar mais rapidamente após a atualização, vale a pena rever os seus hábitos de utilização e aplicar sugestões para se certificar de que está a manter a bateria do iPhone em boas condições.

Ainda assim, se pretender continuar e remover a atualização Rapid Security Response no iPhone ou iPad, vá a Definições > Geral > Acerca de > Versão iOS > Remover Security Response.

Depois de remover a atualização, pode voltar a instalá-la mais tarde ou aguardar a próxima atualização de software da Apple, que incluirá também automaticamente a atualização de segurança.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...