Tendo sido lançado originalmente no dia 5 de Outubro, temos agora a primeira ronda de atualizações cumulativas para o Windows 11! Estamos a falar do tradicional “Patch Tuesday”, que basicamente significa o lançamento de um pacote de atualizações mensal, na segunda terça feira de cada mês.
Dito tudo isto, caso não saiba, o Windows 11 chegou ao mercado com alguns problemas nos processadores Ryzen, nomeadamente no campo da latência. Problemas, que infelizmente, ficaram ainda pior com as novas atualizações.
Vamos por partes.
Primeira atualização do Windows 11 deu um murro aos CPUs AMD Ryzen
Portanto, quando o Windows 11 chegou finalmente ao mercado, rapidamente descobrimos que o Sistema Operativo conta com uma mão cheia de bugs, que por sua vez, afetam gravemente a performance de qualquer máquina baseada numa plataforma AMD Ryzen. Estamos a falar de problemas que resultavam num aumento muito significativo na latência da cache L3, bem como num mecanismo UEFI-CPPC2 desativado (mecanismo responsável pela escolha dos núcleos mais poderosos para cada tarefa).
Assim, para ter uma ideia do impacto, um Ryzen 7 2700X que normalmente tem uma latência de 10ns, começou a demonstrar 17ns com o lançamento do Windows 11. E agora, com o novo ‘Patch Tuesday’, demonstra 31.9ns.
Entretanto, a AMD já veio a público anunciar que as correções estão em desenvolvimento! Com lançamentos marcados para o dia 21 de Outubro (UEFI-CPPC2), e 19 de Outubro (latência).
Toda esta situação pode vir a ter um grave impacto na reputação da AMD!
Afinal de contas, os novos Intel Core 12000 Alder Lake-S estão prestes a chegar ao mercado, com uma data de lançamento marcada para o fim de Outubro/ início de Novembro. Altura em que os reviewers vão obviamente utilizar o Windows 11 para os tradicionais testes benchmark.
Pois…. Com estes bugs, a AMD está agora com um défice de 15%, relativamente à sua performance normal no Windows 10. O que claro está, pode demonstrar uma imagem pouco real da atual situação no mundo dos processadores… Quando os primeiros benchmarks relativos aos Intel Core 12000 chegarem à Internet.