Atualização para o Galaxy Watch 4 tem um brinde especial

O Galaxy Watch 5 da Samsung chega oficialmente ao mercado ainda esta semana e tem algumas evoluções face ao modelo anterior. No entanto quem tem a versão anterior não vai ficar a chuchar no dedo. Tudo porque há uma nova atualização para o Galaxy Watch 4. Na prática é bem interessante porque leva os mostradores do novo relógio para o antecessor.

Atualização para o Galaxy Watch 4 tem um brinde especial

Dito isto, a atualização para a aplicação plug-in Galaxy Watch 4 já está a chegar. Trata-se da versão 2.2.11.22081151 e é disponibilizada através da Galaxy Store e da Google Play Store.

Como referi acima a grande novidade é a chegada das tais faces do novo relógio. É sem dúvida um bom mimo para quem tem este equipamento.

Na prática são seis mostradores diferentes que têm sem dúvida um design muito interessante. Abaixo aproveito para mostrar alguns:

atualização para o Galaxy Watch 4 atualização para o Galaxy Watch 4 atualização para o Galaxy Watch 4

Entretanto é muito provável que o Galaxy Watch 4 tenha ainda mais mostradores como parte da sua próxima atualização One UI Watch 4.5. Esta nova versão já está disponível no Galaxy Watch 5 e Watch 5 Pro, e chegará ao Galaxy Watch 4 e Watch 4 Classic algures nos próximos meses.

Apesar de ter chegado um novo modelo ao mercado a versão anterior continua a ser uma boa opção e sem dúvida muito válida. É que o Galaxy Watch 4 da Samsung tem várias capacidades e uma delas é medir a tensão arterial. Algo que não está presente no concorrente mais direto da Apple. De facto, é uma função muito interessante. Mas qual será a precisão deste relógio? Foi isso que quisemos comprovar.

Galaxy Watch 4: a medição da tensão arterial é fiável?

Para utilizarmos o Galaxy Watch 4 como sistema para medir a tensão arterial é necessário calibrá-lo primeiro. Para este efeito necessitamos de um verdadeiro medir da tensão arterial. Preferencialmente deverá ser daqueles de braço e não de pulso.

A calibração

Assim o processo de calibração consiste em medirmos a tensão arterial três vezes com o aparelho externo ao mesmo tempo que o fazemos também com o smartwatch. Depois temos de ir anotando os valores que o aparelho externo nos dá na aplicação. Deste modo conseguimos medições que estão bastante perto da realidade como vamos ver a seguir.

Galaxy Watch tensão arterial

Entretanto só um aparte. Como podemos ver na imagem acima para fazermos a calibração o relógio tem de estar num lado e o aparelho no outro.

As medições

Para testarmos as capacidade de medição de tensão arterial do Galaxy Watch 4 fizemos mais de 10 tentativas. Isto confrontando sempre os valores que nos dava o smartwatch e também os valores apresentados pelo nosso aparelho da Omron que é bastante fiável. Dito isto, anotámos todos os valores e olhamos para o resultado final e sinceramente ficámos bastante surpreendidos pela positiva.

Como sabem a tensão arterial pode ter pequenas alterações entre medições. É por esse motivo que convém fazermos algumas medições de modo a conseguirmos chegar a uma conclusão.

Ora em todas as medições que fizemos o Galaxy Watch registou valores entre os 130 (SIS) e os 70 (DIA).

Ora foi exatamente o que aconteceu com as nossas medições da pressão arterial no aparelho externo. De facto, as medições andaram sempre a par e passo. No caso da SIS os valores inclusivamente foram sempre iguais. Ou seja, tudo certinho. No outro valor ouve uma discrepância de um ou dois pontos. Em alguns casos chegou a ser igual.

Ou seja, é caso para dizer que o Galaxy Watch 4 é sem dúvida um excelente equipamento para a medição da tensão arterial. Desde que a calibração tenha sido bem feita, podemos confiar nos valores apresentados por este dispositivo.

Afinal é fiável ou não?

Sem dúvida que sim. De facto, por vezes temos tendência a desconfiar destes equipamentos. Afinal de contas é “apenas” um smartwatch. No entanto neste caso podemos dizer que funciona realmente bem.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também