A atualização do Windows 11 KB5051987 de fevereiro de 2025 é um dos maiores lançamentos dos últimos meses. No entanto isto não significa que as coisas estejam a correr muito bem. É que está a causar alguns problemas complicados. Logo à partida o Explorador de Ficheiros não responde quando tenta abrir pastas, como o Ambiente de Trabalho, Documentos ou Imagens. O mesmo quando se tenta aceder através do ícone no ambiente de trabalho ou quando utiliza a pesquisa do Windows. Mas há ainda pior nesta atualização obrigatória do Windows 11 como refere o site WindowsLatest.
O que se passa com a atualização obrigatória do Windows 11?
Em primeiro lugar e apesar do explorador de ficheiros falhar, a verdade é que continua a funcionar em segundo plano. Ou seja, não faz nada, mas ocupa recursos. Não é claro o que se passa, porque o Explorador de Ficheiros não está bloqueado e não está completamente avariado. Parece estar relacionado com determinadas partes do Explorador de Ficheiros, que estão a ter problemas.
Entretanto tenha em atenção que o Windows 11 KB5051987 é uma atualização de segurança obrigatória, pelo que será instalada automaticamente, quer goste ou não. Se tiver problemas com o Explorador de Ficheiros, terá de desinstalar manualmente a correção e pausar as actualizações até três semanas ou esperar pela correção opcional de fevereiro de 2025.
Outro problema é que em alguns casos o Windows 11 KB5051987 não se instala. A instalação pára em 96% antes de lançar uma mensagem de erro afirmando: “Algo não correu como planeado”. Para além disso em muitas ocasiões nem sequer se consegue descarregar.
Num tópico do Reddit, alguns utilizadores referiram que a atualização do Windows 11 KB5051987 fica bloqueada a 0% durante horas. Alguns esperaram 4-6 horas sem qualquer progresso, mas poderá reparar que a barra de progresso aumentará automaticamente para 100% alguns minutos antes da instalação.
Se a transferência estiver bloqueada, tente limpar a pasta SoftwareDistribution onde o Windows guarda os ficheiros de atualização.
Para além de tudo isto também há relatos de potenciais problemas de desempenho e gaguejo do rato, que também foram relatados após a atualização opcional de 28 de janeiro (KB5050094).
Outras pessoas queixam-se ainda que a webcam deixou de funcionar.