O Windows 11 24H2 não tem tido um início de vida fácil. No caso do meu PC não tenho tido grandes razões de queixa. No entanto muitos relatos que circulam pela Internet e sobretudo nos fóruns da Microsoft são assustadores e já falámos deles na Leak. Ainda assim se instalou a atualização e o seu computador tem funcionado bem parece que deve fugir da atualização opcional KB5044384 lançada recentemente para o Windows 11. Isto porque chegou com muita vontade de o enganar sobre o número de apps que estão a correr no seu PC.
Atenção ao que reporta o gestor de tarefas
Como refere o site XDA, a atualização KB5044384, também conhecida como a atualização de pré-visualização de outubro de 2024, contém um bug. Assim leva o Windows 11 a relatar incorretamente o número de aplicações em execução no Gestor de Tarefas. Em vez de mostrar o número real, a página Processo do Gestor de Tarefas mostra incorretamente “0” para o número de aplicações, processos em segundo plano e processos do Windows. Isto poderá não ter tanto impacto se existirem menos aplicações ou processos ativos. Mas é certamente inconveniente se os números forem elevados.
É importante notar que só vê o número real de aplicações ou processos em execução quando tem a vista “Agrupar por tipo” ativada na página Processo do Gestor de Tarefas. Por isso, se a tiver desativada, não verá a apresentação incorreta desses números. Isto acontece porque a sua desativação elimina automaticamente a contagem de números para cada grupo.
A Microsoft confirmou recentemente o problema e prometeu corrigi-lo nas próximas semanas. Atualmente, a única forma de se livrar dele é desinstalando esta atualização não relacionada com a segurança. Se isso o incomodar, pode abrir a aplicação Configurações pressionando a tecla Win + I no teclado e ir para Windows Update> Histórico de atualizações> Desinstalar atualizações. Agora, encontre a atualização KB5044384 e clique na opção Desinstalar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!