A primeira atualização de software do Galaxy S24 tem sido aguardada com grande expetativa desde que o novo topo de gama foi posto à venda. Mas a Samsung fez-nos esperar um pouco mais do que esperávamos antes de anunciar oficialmente a atualização e as alterações que trará ao S24, S24+ e S24 Ultra.
Atualização de software do Galaxy S24 chega para a semana!
No entanto, a Samsung não forneceu uma data de lançamento concreta. Assim diz apenas que a atualização chegaria em fevereiro. E parece que poderemos ter de esperar mais uma semana até que a atualização fique disponível para download via rádio.
A Samsung revelou ao 9to5Google que o lançamento começará em 22 de fevereiro. Como essas atualizações são lançadas em fases, os proprietários do Galaxy S24 em alguns mercados podem esperar até o final de fevereiro ou até o início de março para que a atualização seja lançada em seu país.
De acordo com a Samsung, a primeira atualização da série Galaxy S24 irá adicionar um seletor “Vividness” nas definições do ecrã. Isto para que os utilizadores possam escolher o nível de vibração que pretendem para o ecrã. Logo à partida, o perfil vívido é tão monótono como o perfil natural, oferecendo apenas o ajuste do equilíbrio de brancos para um aspeto mais frio ou mais quente.
A atualização também irá melhorar vários aspectos da experiência da câmara, incluindo a funcionalidade de zoom, o Modo Retrato, a Nightography e as capacidades de gravação de vídeo da câmara traseira, embora a Samsung não explique quais são estas melhorias.
Alguns problemas no ecrã
Muitos ecrãs do Galaxy S24 parecem ter uma textura granulada, que é especialmente visível em fundos escuros e cinzentos. Há vários relatos sobre este problema no Reddit, e uma sondagem com mais de 350 respostas indica que a maioria dos proprietários de Galaxy S24 e S24+ está a ter este problema. Um Redditor colocou o seu Galaxy S24 Ultra sob um microscópio OM de 400x, revelando que a intensidade dos subpixéis não é uniforme a 10% de brilho. A uniformidade melhora a 30% de brilho, enquanto a 50% de brilho é quase inexistente.
Aparentemente, trata-se de um problema de hardware. Muitos clientes conseguiram obter uma unidade de substituição sem este problema. A alguns foi recusada uma unidade de substituição e tiveram de resolver o problema para obter uma nova unidade.
É certo que poderá não notar a textura granulada no ecrã do seu S24, a não ser que olhe com atenção. Ainda assim, tendo em conta o preço, é de esperar que o telemóvel não tenha este tipo de defeitos.
Como se o problema da textura granulada não fosse suficiente, alguns utilizadores do Galaxy S24 relatam ver três barras horizontais no seu ecrã com pouco brilho.
Ao contrário do problema da textura granulada, este parece afetar um número limitado de unidades. Alguns utilizadores também referem a existência de bandas excessivas quando visualizam imagens com gradientes. Não é claro se se trata de defeitos de hardware ou de software. No entanto uma publicação do Reddit sugere que se trata de um problema de software e que deverá ser resolvido em breve.
O editor do Android Police, Manuel Vonau, teve um problema semelhante com o ecrã do Honor Magic 4 Pro. Em fundos cinzentos escuros, notou cores irregulares com riscas verticais ao longo do ecrã. Isto indica que o problema pode ser inerente aos painéis OLED e não é específico do ecrã do S24.
Os ecrãs OLED dos smartphones melhoraram drasticamente nos últimos anos, mas normalmente têm dificuldades com a uniformidade em níveis de brilho baixos.
No entanto, isto não deve ser um problema, especialmente porque o ecrã do Samsung S24 inclui algumas melhorias importantes.
Entretanto para além de um pico de brilho de 2.600 nits, os modelos 2024 da Samsung utilizam um ecrã com uma taxa de atualização de Modulação de Largura de Impulso (PWM) superior de 492Hz. Esta taxa é mais do dobro da do Galaxy S23 e deverá beneficiar os utilizadores sensíveis a oscilações de PWM. No S24 Ultra, a Samsung utiliza o vidro Gorilla Armor da Corning, que reduz fortemente os reflexos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!