A atualização de fevereiro de 2024 para o Windows 11 e Windows 10 está a causar estragos em alguns PCs. De acordo com as últimas informações, a atualização de fevereiro de 2024 do Windows 11 faz com que a barra de tarefas desapareça. Ou isso ou que encrave depois dos utilizadores fazem login. Este problema parece afetar o Windows 10 KB5034763 e o Windows 11 KB5034765.
Windows: atualização de fevereiro pode matar a barra de tarefas!
De acordo com fontes familiarizadas com o desenvolvimento, a Microsoft está a investigar relatos de um problema em que a barra de tarefas não é carregada em alguns sistemas.
Um dos utilizadores do site WindowsLatest explicou que, após a instalação do Windows 10 KB5034763, a barra de tarefas não apresenta os ícones de Segurança do Windows, Som, Rede ou quaisquer outros ícones que normalmente aparecem no tabuleiro do sistema.
Além disso, as aplicações fixadas não estão a carregar. Isto acontece quando a barra de tarefas está em falta. Num Feedback Hub, os utilizadores assinalaram problemas semelhantes. Um deles afirmou que a barra de tarefas não mostra ícones de aplicações como o Wi-Fi e o som, obrigando-o a recorrer a atalhos como Alt+Tab para navegar entre aplicações.
Outros mencionaram atrasos no carregamento da barra de tarefas e na introdução do PIN no ecrã de início de sessão.
A barra de tarefas desapareceu no Windows 11 após a atualização de fevereiro de 2024
No Windows 11, problemas semelhantes foram relatados, com um dos nossos leitores a explicar que a barra de tarefas desaparece quando a área de trabalho e os atalhos aparecem.
Entretanto num tópico do Reddit, alguns utilizadores relataram que desinstalar o Windows 11 KB5034765 resolve o problema.
No entanto esta não é uma boa ideia para todos. Isto porque o KB5034765 é uma atualização de segurança e contém correções de bugs importantes, que podem ser particularmente importantes na área de trabalho.
Vale a pena notar que, apesar das tentativas de corrigir o problema através de métodos como reiniciar o Explorador de Ficheiros, executar o Deployment Image Servicing and Management (DISM), o System File Checker (SFC) e até ajustes no registo, o problema persiste.
O Windows Latest conseguiu reproduzir o bug no Windows 11, mas o problema resolveu-se depois de reinstalada a atualização. Entretanto também tentámos reproduzir a falha mas sem sucesso. Em qualquer um dos casos foi bem instalada.
Seja como for se tiver o problema pode reinstalar uma atualização no Windows 11 removendo-a e reiniciando o sistema. Depois verifique se existem actualizações e reiniciando o sistema novamente depois de o Windows transferir o patch.
Um utilizador referiu que a criação de uma nova conta de utilizador parece trazer de volta a barra de tarefas. Mas isto pode não funcionar para todos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!