Já alguma vez se perguntou porque é que o seu Wi-Fi não lhe está a dar as velocidades rápidas que devia? Ou porque é que está sempre a desligar-se sempre que se desloca pela casa? As redes Wi-Fi são afetadas por muito mais do que o router, a largura de banda e as interferências, mas existem algumas formas inteligentes de melhorar a sua rede. Assim há um problema secreto que está a atrasar o seu Wi-Fi mas é possível resolver com duas alterações.
O que é congestionamento de rede e como é que pode atrasar o seu Wi-Fi?
O congestionamento da rede é um problema que está presente em muitas casas. Dito isto, ocorre quando não é possível enviar todos os pacotes de dados entre o router e os dispositivos ligados. O resultado é uma ligação de Internet lenta, perda de pacotes e latência.
Pense na sua rede como um tubo, e os pacotes de dados fluem através desse tubo. Se o tubo não for suficientemente largo para todos os pacotes de dados que querem passar, alguns pacotes de dados têm de esperar enquanto outros passam sem problemas. Pode configurar a QoS no seu router para dar prioridade ao tráfego e atenuar o problema até certo ponto, mas se não o fizer (ou se não tiver esta funcionalidade), todos acabam por ter uma má experiência de Internet.
Lembre-se que isto acontece independentemente da velocidade da sua Internet
Por isso, pode ter o plano de Internet mais rápido que o seu ISP possa fornecer, mas se o seu router e, especificamente, as bandas de rede, não estiverem à altura da tarefa, muita dessa largura de banda será desperdiçada. A largura de banda que o seu ISP lhe fornece e a que o seu router pode utilizar são diferentes. Esta é uma das razões pelas quais recomendamos a troca do router fornecido pelo ISP assim que possível.
Este atraso nos pacotes que chegam ao router e depois são encaminhados para um dispositivo nem sempre é óbvio. Se estiver a jogar um jogo, é certo que irá sentir um ping elevado ou perda de pacotes, mas se estiver a ver um filme, geralmente, existe uma memória intermédia suficiente para que os pacotes cheguem a tempo.
Recomendo que analise ocasionalmente a sua rede Wi-Fi para saber se está ou não ligado a um canal Wi-Fi congestionado. O router tentará automaticamente ligar o utilizador ao melhor canal possível, mas nem sempre acerta. Felizmente, este problema é bastante fácil de resolver.
Corrigir os seus canais Wi-Fi
O primeiro passo para evitar o congestionamento da rede é mudar para um canal melhor. Se ainda estiver a utilizar um router de 2,4 GHz, o número de canais disponíveis é bastante reduzido e a maior parte deles, se não todos, irá receber interferências de outros dispositivos dentro do alcance do seu router, incluindo outros routers e até aparelhos domésticos.
De um modo geral, os canais 1, 6 e 11 são os melhores se estiver numa rede de 2,4 GHz. No entanto, isto varia consoante o local onde se encontra e a quantidade de interferências com que o seu router está a lidar. Os routers de 5 ou 6 GHz têm acesso a um número significativamente maior de canais. Assim é provável que a ligação a estas bandas Wi-Fi lhe proporcione melhores velocidades e estabilidade.
A melhor forma de o fazer é utilizar uma aplicação de análise de Wi-Fi e descobrir os melhores canais em cada banda de Wi-Fi disponível. Depois, pode configurar o seu router para ligar os dispositivos a esses canais e, assim, evitar os problemas que uma rede congestionada pode causar.
Utilizar uma banda Wi-Fi menos congestionada
Em primeiro lugar, se o seu router não suportar as bandas (ou frequências) Wi-Fi de 5 ou 6 GHz, deve considerar a compra de um novo router com estas caraterísticas essenciais.
Estas bandas utilizam canais que são menos susceptíveis à interferência de outros dispositivos, têm um maior número de canais e oferecem mais largura de banda do que os canais de 2,4 GHz (à custa do alcance da transmissão). Como mencionado anteriormente, estas bandas também têm significativamente mais canais disponíveis, o que significa que podem suportar uma maior quantidade de interferência antes de o seu Wi-Fi começar a degradar-se.
Mudar para uma banda de 5GHz ou 6GHz aumentará significativamente a velocidade e a estabilidade do Wi-Fi que obtém da sua ligação. Estas bandas de frequência mais elevada e menos congestionadas proporcionam melhores velocidades, mais largura de banda e mais estabilidade, para que possa finalmente utilizar corretamente toda a largura de banda fornecida pelo ISP. Não são tão boas como uma ligação Ethernet adequada. No entanto são muito superiores à banda padrão de 2,4 GHz que possa estar a utilizar.
O congestionamento da rede é uma falha oculta que abranda o seu Wi-Fi sem que se aperceba. À medida que mais e mais dispositivos sem fios começam a funcionar a curta distância uns dos outros, o problema agrava-se. Felizmente, a correção é simples. Um router Wi-Fi melhor e algumas configurações inteligentes são muito úteis para garantir que tira o máximo partido da sua ligação à Internet e nada está a atrasar o Wi-Fi.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!