Alguns consideram que as VPN têm um efeito placebo. Ou seja, servem apenas para nos dar tranquilidade apesar de fazerem pouco para garantirem a nossa privacidade. No entanto isto não é verdade. Utilizar uma VPN ajuda a proteger os seus dados, melhora a segurança da ligação, reduz o risco de phishing e muito mais. Assim estas são as quatro razões para ter uma VPN ativada no seu PC com Windows.
Impede a operadora de controlar o que faz na Internet
Caso queira a sua operadora de serviços de Internet (ISP) pode monitorar os sites que visitamos, os serviços que usamos e até mesmo nosso histórico de pesquisa. Para impedir que isto aconteça pode recorrer a uma VPN. Uma VPN encripta os dados, transformando-os em código ilegível para qualquer pessoa que os tente intercetar, incluindo o meu ISP.
Desta forma, a sua atividade online permanece privada, impedindo o ISP de ver o meu histórico de navegação ou de aceder a dados sensíveis. Esta é a minha principal razão para manter uma VPN ativada.
Aceder a conteúdos sem restrições geográficas
Algumas pessoas utilizam isto para poderem aceder a mais conteúdos nos seus serviços de streaming. Isto é possível porque a VPN mascara o endereço IP, encaminhando o tráfego através de um servidor noutro país, fazendo parecer que estou a navegar a partir dessa localização.
Com uma VPN, pode aceder a conteúdos bloqueados por região, incluindo serviços de streaming, sites de notícias ou servidores de jogos limitados a áreas específicas. Isto significa que não tem de se preocupar com restrições baseadas na localização.
Mais proteção em redes Wi-Fi públicas
As redes públicas estão muitas vezes mal protegidas e são alvos preferenciais de criminosos. Para proteger a sua atividade em redes Wi-Fi públicas, mantenha agora a VPN ativada para uma camada extra de segurança e privacidade.
A utilização de uma VPN em redes Wi-Fi públicas encripta o tráfego de Internet, dificultando o acesso de outras pessoas na rede aos meus dados – como credenciais de início de sessão, atividade de navegação ou ficheiros sensíveis. Certifico-se sempre de que está ativada quando se ligo a redes menos seguras, como as de hotéis, cafés e aeroportos.
Bloquear o rastreio de anúncios
Uma VPN evita que o sigam online e torna mais difícil a recolha dos dados pelas redes de publicidade. Tudo porque mascara o endereço IP e encripta o tráfego de Internet, interrompendo eficazmente a recolha de dados.
Como a atividade online se torna anónima e o tráfego é reencaminhado através de vários servidores, as redes de publicidade não conseguem monitorizar as ações, especialmente porque muda frequentemente de servidor em todo o mundo.
Estas são as quatro razões para ativar uma VPN no Windows.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!