Android: é boa ideia ativar as opções de programador?

A maioria das pessoas não tem qualquer razão para ativar as opções de programador, mas chega uma altura em que alguns se sentem pressionados nesse sentido. O Android oculta as opções de programador por predefinição. Isso levanta a questão: existe alguma desvantagem em ativar as opções de programador?

Android: é boa ideia ativar as opções de programador?

As opções de programador são definições que, na sua maioria, interessam principalmente aos programadores de aplicações Android. Isto inclui funcionalidades como manter o ecrã de um telefone ligado indefinidamente enquanto o dispositivo está ligado à corrente, para que possa monitorizar o desempenho de uma aplicação durante um longo período de tempo.

ativar as opções de programador

Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas procuram as opções de programador é para ativar a depuração USB. É necessária para instalar aplicações Android a partir de um PC ou para atualizar uma ROM personalizada.

Quais são os riscos?

Há uma razão para as opções de programador estarem escondidas. Uma vez ativadas, as funcionalidades causam um comportamento que pode parecer problemático ou até inibir a capacidade de utilizar o telemóvel de forma normal.

O que pode acontecer?

Pode configurar o telemóvel para ficar ligado a LTE e Wi-Fi em simultâneo. Isto resulta num aumento da utilização da bateria, deixando-o a pensar porque é que o telemóvel não dura tanto tempo como esperava.

ativar as opções de programador

Pode alterar as velocidades de animação das aplicações, fazendo com que um dispositivo pareça demasiado lento ou como se não estivesse a apresentar animações.

É possível alterar as definições de áudio que fazem com que o som seja demasiado lento, demasiado suave ou demasiado alto.

Pode desativar os codecs necessários para a reprodução de vídeo em várias aplicações.

Mas também existem vantagens em ativar as opções de programador

Se é um utilizador avançado que gosta de mexer nos seus dispositivos, provavelmente tem uma boa ideia de como reparar o seu telefone. E, quando é preciso, uma reposição de fábrica resolve a maioria dos problemas de software. Provavelmente, está mais preocupado com o facto de a ativação das opções de programador o expor a ataques remotos, malware e outras ameaças.

Todos os tipos de malware e outras ameaças de segurança têm como alvo os dispositivos Android, mas geralmente não verificam se as opções de programador estão ativadas. A menos que um atacante esteja a visá-lo especificamente, concebe o seu código para ir atrás do menor denominador comum. Isto significa dispositivos que as pessoas normais utilizam, onde as opções de programador estão desativadas.

Este tipo de malware visa hardware mais antigo, com versões desatualizadas do Android que contêm vulnerabilidades de software que não foram corrigidas. Ou dependem da instalação de um APK de uma fonte não fidedigna – versões pirateadas de aplicações pagas, por exemplo, são uma forma apelativa de introduzir código nefasto. Manter as opções do programador desativadas não faz parte da lista de dicas para evitar malware perigoso no Android.

A ativação da depuração USB permite transferir software de um PC para o telemóvel através de uma ligação com fios, mas é necessário aprovar a ligação. O mesmo se aplica à depuração sem fios. Em ambos os casos, um atacante precisa de ter acesso físico ao seu dispositivo ou uma aplicação precisa de o enganar para aprovar a ligação. O seu telemóvel não está vulnerável como estaria se desbloqueasse o bootloader.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também