Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas vale realmente a pena ativar a proteção da bateria e utilizar?

O que é?

Carregar o telemóvel a 100% todas as noites não é a prática mais saudável para a bateria. Claro que isto não quer dizer que seja errado. De facto, muitas vezes não se pode evitar uma vez que alguns smartphones não incorporam qualquer forma de carregamento adaptativo.

Se uma bateria for deixada a carregar sem qualquer tipo de proteção, isso pode ter um impacto negativo na sua vida útil. Com o passar do tempo, os tempos entre carregamentos serão mais curtos, porque a capacidade original da célula já não está no máximo. Isto deve-se ao facto de a bateria estar a ser alimentada num fluxo constante de energia, sobrecarregando-a e danificando-a.

ativar a proteção da bateria

Muitos smartphones – incluindo os dispositivos Galaxy – oferecem carregamento adaptativo por defeito para evitar esta situação. Já os smartphones da gama Pixel ativam o carregamento adaptativo entre determinadas horas se o telemóvel estiver definido para a hora de dormir. Entretanto a funcionalidade tem de se ativar para funcionar na série Galaxy.

Como configurar e ativar a Proteção de Bateria

Na pesquisa do seu smartphone Samsung Galaxy pode escrever proteção da bateria. Aí vai chegar a uma secção onde estão disponíveis três opções principais. São elas a Básica, Adaptativa e Máxima. Se tem um horário definido e sabe quando vai estar a dormir e longe do telemóvel, utilize o modo adaptativo. Este modo permite que o telemóvel carregue lentamente até 100% durante um período de tempo mais longo.

O modo básico carrega simplesmente o telemóvel até 100% e depois pára, deixando-o descarregar até 95% antes de o carregar novamente. Isto funciona para evitar a deterioração, mas não é o método mais eficaz.

A terceira opção, máxima, impede completamente a bateria de carregar para além de 80%. Esta é uma forma extrema de proteção da bateria, mas fará maravilhas para manter a bateria a funcionar muito depois de outras partes do telefone começarem a morrer.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também