Chegou o fim do mês e se está a pensar atestar o depósito já este fim-de-semana não o faça. É que na prática vai acabar por pagar mais por algo que a partir de segunda-feira estará com um preço melhor. Assim é uma boa notícia que chega já na próxima semana em que até contamos com um feriado. Assim só pode mesmo atestar o seu carro a partir de segunda-feira.
Alerta: só pode atestar o carro a partir de segunda-feira!
A Executive Digest revela que os preços vão descer na próxima semana e cita uma fonte ligada a uma das principais petrolíferas. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços em 0,5 cêntimos por litro na gasolina e 2,5 cêntimos por litro no gasóleo”.
De facto, 2,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo acaba por ser significativo se for atestar. No caso da gasolina a descida de preço não é tão significativa mas não deixa de ser uma boa notícia. Se conseguir acumular esta descida do preço com os muitos cartões e promoções que estão normalmente disponíveis é sem dúvida uma boa forma de poupar.
Entretanto para além das bombas ditas normais baixarem os preços, o mesmo vai acontecer também com a que estão ligadas aos supermercados. Neste caso a descida no gasóleo será ela por ela.
Os preços subiram muito desde janeiro e é por esse motivo que qualquer descida é importante. Especialmente se esta tendência se mantiver.
É verdade que quando colocamos 10 ou 20 Euros de gasolina ou gasóleo por vezes não sentimos tanto estas flutuações. Mas elas estão lá. Isto é claramente visível para quem tem o hábito de atestar o carro.
Entretanto o ideal é combinar esta baixa de combustíveis com algumas formas de condução diferentes para poupar bastante dinheiro. Até porque existe uma velocidade ideal para conduzir.
A velocidade mais eficiente para conduzir é entre 60 km/h e os 80 km/h.
É importante entender que os motores consomem combustível, mesmo a deslocarem-se quase parados. Então, se o seu carro vai a 1 km/h, na verdade isto é bastante ineficiente, uma vez que o seu carro não está a cobrir nenhuma distância significativa mas ao mesmo tempo consome gasolina e gasóleo.
Entretanto à medida que o automóvel entra na casa dos 60 km/h, cada aumento de 1 quilómetro requer significativamente mais potência. Para além disso, à medida que vai mais rápido, o arrasto do vento e a compressão dos pneus tornam-se fatores importantes. Eventualmente, mesmo um ligeiro aumento de velocidade causa uma queima de combustível muito mais rápida.
É por isso que a velocidade ideal é geralmente entre 60 km/h e os 80 km/h para a maioria dos carros de passageiros. Já veículos maiores, como SUV e camiões, são mais eficientes a velocidades ligeiramente mais baixas.
Quando é que a eficiência do combustível começa a cair?
À medida que vamos a mais de 100 km/h, a eficiência do combustível diminui. A razão para isso é muito simples: quanto mais rápido conduzimos, mais resistência ao vento encontramos e mais atrito nos pneus também.
Como acelerar e desacelerar afetam o consumo
Se pretende maximizar a eficiência do combustível, provavelmente já sabe o quão importante é manter o seu carro dentro de um alcance de velocidade constante.
Se acelerar ou desacelerar de forma demasiado agressiva, o consumo sofre com isso. A forma como conduz é um fator importante que afeta a economia de combustível, por isso é importante adotar técnicas de condução eficientes.
Quando pressiona o pedal até ao fim, os injetores começam a bombear mais combustível, o que aumenta a taxa de combustão no motor, resultando numa maior aceleração.
É verdade que nos carros mais antigos, isto significava obter uma mistura de combustível mais rica. No entanto, nos veículos mais recentes, o combustível não é injetado a um ritmo linear; é regulado por um computador.
No entanto, se acelerar de forma agressiva, o motor produz mais binário, fazendo com que o veículo avance mais rapidamente. Para uma máxima eficiência de combustível, recomenda-se que acelere suavemente.
Da mesma forma, se acelerar para velocidades mais altas e, em seguida, tirar o pé do pedal, o seu veículo começará a desacelerar. A travagem faz com que perca o ímpeto para a frente, o que também afeta o consumo de combustível.
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