Atenção! Windows 11 acaba de ficar mais rápido. Atualize agora

A Microsoft lançou o Windows 11 KB5008215 que chega com boas notícias. Isto porque quando instalar esta atualização vai ficar com o Windows 11 mais rápido. Tudo porque foi finalmente resolvido o problema que fazia com que a velocidade de leitura e gravação fosse mais lenta, tanto nos discos rígidos como nas SSD. Escusado será dizer que isto tinha um grande impacto no funcionamento do sistema operativo da Microsoft. Se por algum motivo não receber este update através do sistema de atualizações automáticas pode utilizar a ligação disponível neste artigo.

Atenção! Windows 11 acaba de ficar mais rápido. Atualize agora

Mas nem tudo diz respeito à velocidade. Nesta atualização as novidades começam logo no design. Logo à partida temos novos emojis que estão de acordo com o Fluent Design. Assim, os novos emojis ficam na mesma linha que outros produtos Microsoft como o Skype, Teams e outros.

Windows 11 mais

Os emojis têm um design moderno e apesar da Microsoft ter prometido emojis 3D, eles são apenas 2D. Para além disso há outra novidade. A nova coleção inclui o Clippy como substituto para o emoji do clip de papel. Lembro que o Clippy fazia parte do Office em meados de 2000 e voltou devido ao pedido de muitos utilizadores.

Entretanto a grande notícia deste update é sem dúvida a resolução do problemas com as drives. Isto garante um sistema operativo mais rápido!

O problema da lentidão não era mito e de facto as diferenças já tinham sido apoiadas pelas populares aplicações de testes de desempenho CrystalDiskMark e AS-SSD. Com elas concluiu-se que a velocidade do Windows 11 pode tornar-se muito mais lenta quando se utilizam SSD NVMe e não só. De facto, isto foi transversal a vários tipos de sistemas de armazenamento. O problema afeta especialmente o desempenho da escrita.

O teste abaixo, partilhado no reddit pelo utilizador MahtiDruidi comparou o mesmo SSD a correr o Windows 10 e o Windows 11.

Mas há mais novidades neste update.

Resolveu-se um problema que podia impedir a criação de um atalho para o explorador de ficheiros. Foi também resolvido um problema de animação nas ícones da barra de tarefas. O mesmo com o áudio Bluetooth. Foram também resolvidos problemas no Explorador de ficheiros e outro que afetava o desempenho do menu iniciar.

Entretanto se não quer utilizar o sistema de atualizações automáticas pode descarregar este update aqui.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também