Atenção Windows 11: isto provoca os terríveis erros de ecrã azul!

A Microsoft confirmou um novo problema no Windows 11 que está a dar cabo da cabeça dos utilizadores graças a erros de ecrã azul. Esta situação deve-se a questões de compatibilidade entre os controladores áudio Intel Smart Sound Technology (SST) e o Windows 11 versão 21H1.

Atenção Windows 11: isto provoca os terríveis erros de ecrã azul!

O Intel SST é um processador digital de sinal áudio que funciona com os últimos processadores Intel Core e Intel Atom para lidarem da melhor forma com voz e música. Entretanto quem tem estes drivers não deve atualizar para o Windows 11 através da Media Creation Tool ou o botão update now. Pelo menos até a Microsoft revelar que já é possível fazê-lo sem problemas.

windows 11 erros ecrã

Seja como for pode existir já uma correção para este problema. Para esse efeito deve verificar se a Intel já tem disponível um driver para o seu sistema. Em muitas máquinas isto foi resolvido ao atualizar-se os controladores Intel Smart Sound Technology para a versão 10.30.00.5714 e superior ou 10.29.00.5714 e superior.

Atualização parada para quem tem os drivers anteriores

Quem está no Windows 10 e tem uma versão dos drivers que pode dar problemas não vai poder mudar para o Windows 11. Assim o update estará bloqueado. Pelo menos através do sistema de atualizações automáticas. Quando fizer a atualização para os drivers que já funcionam da melhor forma a possibilidade de fazer o update para o Windows 11 não aparece logo. De facto, leva cerca de 48 horas até que isso aconteça.

Mas há mais uma novidade sobre o Windows 11. É que já está disponível o novo Media Player. 

O novo Media Player para o Windows 11 integra-se perfeitamente no novo sistema operativo, sobretudo ao nível do design. Assim logo à partida mostra a nossa coleção de música local.

Entretanto o novo Media Player possui uma biblioteca musical completa que permite navegar rapidamente pelas músicas, bem como criar e gerir playlists. Um pormenor interessante é que a coleção de músicas que tem na app Groove Music é migrada automaticamente para esta nova app. Outro pormenor dá conta de uma visualização dedicada da reprodução que mostra a arte do álbum. Temos também um leitor de ecrã total e um mini-leitor.

Entretanto para além da música, o Media Player inclui um suporte total para navegar, gerir e vermos a nossa coleção local de vídeos. Entretanto a Microsoft otimizou esta app para a acessibilidade, com um atalho de teclado melhorado e outras tecnologias de assistência.

windows novo media player

A Microsoft vai disponibilizar também novas formas de navegar pelas coleções de música e vídeo nos updates futuros.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também