Os processadores AMD Ryzen 5000 já estão no mercado desde Outubro de 2020, no entanto, o seu preço nunca baixou grande coisa, o que muito se deve à incrível procura do mercado computacional nestes últimos 2 anos pandémicos.
No entanto, em 2022, com a produção a melhorar, e com um lançamento muito interessante por parte da Intel, na forma dos Core 12000, a AMD decidiu finalmente mexer nos preços da sua atual gama, antes de avançar para o lançamento do ‘refresh’ com Cache 3D.
É boa ideia estar atento ao mercado!
Atenção! Processadores AMD Ryzen 5000 estão a ficar mais baratos
Portanto, nos mercados Internacionais, o Ryzen 5600X com 6 núcleos e 12 Threads já se encontra à volta dos 250€, com o cooler incluído. Entretanto, o mais poderoso Ryzen 7 5800X já aparece em algumas lojas a menos de 340€.
Baixas que são uma clara resposta ao lançamento da Intel, especialmente agora que a restante gama Core 12000 (Non-K) já começa a fazer das suas no mercado. Servindo também como um ‘despachar de stock’, visto que a AMD já está a preparar o lançamento de um (possivelmente mais que um), processador baseado na arquitetura Zen 3+, que por sua vez traz um novo tipo de cache para cima da mesa. Esta nova gama deverá trazer um aumento de performance entre os 10 e os 15%.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ainda faz sentido comprar um Ryzen 5000? Ou já só tem olhos para a Intel, ou para o que vem a seguir pelas mãos da AMD? Partilhe conosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!