Os automóveis da Tesla vão passar a ver como nós!

Até aqui a Tesla tem confiado nos sensores ultrassónicos para fazer funcionar o sistema de piloto automático. Em alguns casos isto tem corrido bem, mas infelizmente noutros nem tanto. Agora tudo vai mudar e os novos Tesla vão passar a ver como nós. Mas o que é que isto significa?

Atenção! Os novos Tesla vão passar a ver como nós!

A Tesla vai mudar o sistema atual para algo que resolveu chamar de Tesla Vision. Dito isto, já não teremos qualquer radar na parte frontal porque na realidade ele até pode acabar por prejudicar a nossa condução.

Tesla ver

Inicialmente a Tesla considerou que para o sistema de piloto automático funcionar como deve ser eram necessárias oito câmaras, um radar frontal e vários sensores ultrassónicos à volta do veículo.

Agora teve uma ideia completamente diferente baseada na forma como os humanos conduzem.

Dito isto, o objetivo é passar-se para uma condução apenas baseada naquilo que as câmaras conseguem ver. Basicamente o que nós fazemos.

ito isto é o fim dos radares e de outros sensores que a Tesla considera agora que podem baralhar a experiência de condução.

O senso comum diz-nos que quanto mais dados tivermos mais segurança teremos na experiência de condução. No entanto a ideia da Tesla é que as estradas são concebidas para humanos que as operam usando um sistema baseado na visão com as suas redes neurais naturais nos seus cérebros. Assim será melhor replicar exatamente isso com câmaras e redes neurais artificiais e não deixar que os dados do radar causem interferência.

Esta é uma tomada de posição curiosa por parte da Tesla quando até há bem pouco tempo este fabricante limitava a velocidade dos veículos que não tinham radar.

Lembro que os sensores ultrassónicos foram usados principalmente para detecção de objetos de curto alcance especialmente para os alertas de colisão.

O único senão é que esta novidade vai resultar novamente em algumas limitações.

Embora isto possa ser visto como mais um esforço de redução de custos por parte da Tesla, que agora não terá de incorporar sensores ultrassónicos, este fabricante acredita verdadeiramente que o seu novo sistema de visão é uma melhor abordagem.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também