Qual é o factor diferenciador mais importante num smartphone moderno topo de gama? É inegavelmente quase sempre a sua qualidade fotográfica. É muito por aqui que temos milhares ou até millhões de consumidores prontos a pagar 1500€ ou mais, pelo novo iPhone 15 Pro Max ou pelo novo Galaxy S24 Ultra.
Sendo exatamente por isso que também se tem popularizado a ideia de meter proteções nas lentes, tal e qual como também se usam capas, ou películas de vidro temperado. É um erro!
Atenção! Não meta protetores de câmara no seu smartphone!
Portanto, se comprar capas “baratas”, de sites que não conhece, é pouco recomendável porque além de destruiur toda a experiência de utilização, e por vezes até correr o risco de danificar o seu smartphone devido à entrada de detritos no espaço que fica entre a estrutura de alumínio e o plástico barato… A verdade é que meter protetores de câmara no seu smartphone é uma ideia ainda pior.
Consegue imaginar gastar 1500€ num novo topo de gama, seja este um iPhone ou um qualquer Android de nova geração. Provavelmente dinheiro gasto como um investimento muito graças à qualidade de captura de imagem através das câmaras traseiras… Para depois meter películas de plástico barato por cima? Não faça isso!
Além do facto de as câmaras de smartphone modernas estarem protegidas por vidro ainda mais resistente que o vidro do sempre frágil ecrã OLED. Temos de ter em conta que o uso destes protetores acaba (quase sempre) por afetar de forma muito significativa a qualidade de imagem das suas fotografias e dos seus vídeos.
Isto é especialmente verdade se estiver a usar protetores de câmaras vindos de sites duvidosos.
Se quer mesmo proteger o seu módulo de câmaras, opte por uma capa dê algum espaço entre as lentes e as superfícies onde pousa o seu smartphone. Como é o caso da capa da Pitaka na imagem em cima. Em suma, não invente, nem vá atrás das modas do mercado!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!