Muitas pessoas têm vários cuidados quando navegam na Internet. Afinal de contas com tantos perigos à espreita, vale sempre a pena prevenir do que remediar. No entanto há uma coisa que pode, inadvertidamente, deixar as pessoas em perigo. Mais especificamente uma falsa sensação de segurança. Ora é exatamente isto que o modo incógnito dá a muitas pessoas na Internet. O problema é que tudo não passa de uma ilusão.
Atenção! Não está mais seguro por usar o modo incógnito!
Existem muitas razões para que as pessoas procurem um pouco de privacidade extra durante a navegação na internet. Desde comprar presentes de aniversário até procurar informações que não queremos que as pessoas de casa vejam. É exatamente para essas situações que nasceu o modo anónimo.
Dito isto, a maioria dos browsers têm uma opção de navegação privada. Mas o problema é que este modo incógnito pode não estar a fazer o que pensa que está a fazer. É que ele não significa necessariamente que o histórico de navegação durante uma sessão incógnita está totalmente escondido de olhos curiosos. Aliás a Google já explicou isso.
Embora as pessoas que usam o mesmo computador ou outros dispositivos não sejam capazes de ver o seu histórico depois de usar o modo incógnito, os sites reais que visitou ainda podem ver que esteve lá. Para além disso, o operador continua a ter acesso à sua atividade de navegação. Isto porque, embora o modo incógnito esconda a sua atividade num ponto, o seu endereço IP ainda está visível para os websites que visita. Para além disso, a informação que introduz nos websites, especialmente nos sites em que inicia sessão, pode revelar algumas informações mesmo que esteja no tal modo privado.
O seu endereço IP é uma informação importante para quem procura acompanhar a sua atividade. O modo incógnito não esconde esta informação dos websites que está a visitar, pelo que estranhos podem ver a sua atividade de navegação. Além disso, quaisquer ficheiros que tenha descarregado ou favoritos que tenha marcado durante a utilização do modo incógnito continuarão a estar visíveis no seu browser.
Além disso, o seu histórico de navegação em modo incógnito ainda pode ser descoberto com algumas soluções alternativas. Isto inclui olhar para a cache DNS do seu computador em dispositivos Windows ou usar uma aplicação externa em dispositivos iOS ou Android. Assim o modo anónimo só é útil para esconder a sua atividade de outros membros da família ou colegas de quarto. De resto, quem quiser saber tudo o que anda realmente a fazer, vai conseguir.
Como é que posso estar mais seguro?
Para uma pessoa estar mesmo anónima, o melhor mesmo é investir numa VPN, que significa Rede Privada Virtual. Estes serviços encriptam as suas informações e ocultam o seu endereço IP enquanto navega na internet. Ou seja qualquer pessoa, incluindo o seu operador, terá muita dificuldade em acompanhar a sua atividade. No entanto, ainda precisa de ter cuidado com o serviço VPN que utiliza. Muitos serviços gratuitos e alguns serviços VPN pagos não mantêm a sua informação muito segura e registarão a sua atividade.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!