Atenção! Se cair nesta SMS vai pagar mais de 130 Euros!

Os esquemas que circulam na Internet são tantos que muitas vezes achamos que já estamos imunes a tudo. No entanto, na verdade não é bem assim. Isto porque há uns esquemas mais bem feitos do que outros. Enquanto algumas mensagens estão nitidamente mal feitas, outras é o oposto. Parecem tão verdadeiras que até acabam por enganar as pessoas mais experientes. É exatamente o que se está a passar com esta mensagem que parece ser mesmo da EDP. O problema é que inicialmente esta ameaça estava mais contida. Agora está a espalhar-se muito mais e quem cair nesta SMS vai pagar mais de 130 Euros.

Atenção! Se cair nesta SMS vai pagar mais de 130 Euros!

Tudo começa quando recebemos uma mensagem que parece ser mesmo da EDP. Vem de um número que não conhecemos e que vai mudando. Vai alterando porque em alguns casos as pessoas nem sabem que estão a enviar estas mensagens. No entanto, noutras ocasiões, é mesmo propositado.

SMS pagar

Neste caso a entidade 12167 pertence à empresa EuPago que é alheia ao que se está a passar. De facto, eles só disponibilizam um serviço de geração de referências multibanco. Depois alguém mal intencionado utiliza-as para levar a vítima que recebe a mensagem a fazer o pagamento.

Como perceber que estamos perante um esquema que não está relacionado com a EDP?

O grande alerta é logo a entidade que chega na SMS. Em cima podemos ver que está referenciada a entidade 12167. No entanto há outras que são utilizadas nas SMS de forma fraudulenta. São exemplo disso a 21800 e a 11893. A EDP não trabalha com nenhuma destas identidades.

Conforme a EDP revela no seu site todos os pagamentos através de referência MB para a EDP são feitos para as seguintes entidades.

12223, 23013, 21196 ou 20174.

Assim se receber alguma coisa para pagar da EDP que não seja das entidades acima ignore mesmo. É que caso contrário vai acabar por perder bastante dinheiro. Aliás, o portal da queixa está cheio de situações destas. O pior é que depois ninguém pode fazer nada para nos restituir o dinheiro.

Assim tenha muita atenção às SMS que recebe e não confie em tudo. É que se não estivermos atentos as coisas podem correr muito mal.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...