Os seus dispositivos domésticos inteligentes estão mais do que nunca sob a ameaça de ataques informáticos. De acordo com um novo relatório da empresa de segurança SonicWall, os ataques a produtos domésticos inteligentes aumentaram 124% em 2024. A empresa de investigação incluiu no seu abrangente Relatório Anual sobre Ameaças Cibernéticas de 2025 estatísticas sobre as mais recentes vulnerabilidades que ameaçam os dispositivos IoT (Internet das Coisas).
Ataques a produtos domésticos inteligentes aumentaram 124%
De acordo com o relatório, os ataques informáticos a dispositivos domésticos inteligentes aumentaram enormemente no último ano. As últimas descobertas da SonicWall são bastante assustadoras para as pessoas que têm um produto doméstico inteligente em casa. Além disso, a SonicWall afirma ter evitado mais de 17 milhões de ataques a câmaras IP em 2024. Tenha em mente que estes são apenas os que a empresa impediu. Além disso, esse número refere-se apenas a um tipo de produto.
O relatório destaca o número crescente de ameaças aos produtos de segurança para casas inteligentes. Nomeadamente, as câmaras IP ou de protocolo de Internet são o alvo principal dos atacantes. Embora estes dispositivos melhorem a segurança doméstica, os cibercriminosos podem transformá-los em potenciais ferramentas de vigilância. A SonicWall identificou a vulnerabilidade HikVision IP Camera Command Injection como uma das falhas mais exploradas. Segundo consta, permite que os atacantes assumam remotamente o controlo de câmaras domésticas inteligentes vulneráveis.
A empresa destaca o Reaper Botnet como um dos principais perigos das redes da Internet das Coisas. Este recruta produtos domésticos inteligentes não seguros para ciberataques maiores. O facto de muitos fabricantes de IoT não terem recursos ou conhecimentos suficientes para dar prioridade à segurança aumenta os ataques. As vulnerabilidades partilhadas entre os dispositivos domésticos inteligentes que executam plataformas de software de código aberto também facilitam aos atacantes a exploração de muitos dispositivos quando encontram uma única falha.
Entretanto um relatório de novembro da Zscaler também descobriu que os ataques de malware IoT tinham aumentado quase 400% nos últimos anos. Além disso, o relatório de segurança IoT NetGear/Bitdefence 2024 também sugeriu que os produtos domésticos inteligentes sofrem atualmente até 10 ataques por dia. Por isso, é importante proteger os seus dispositivos domésticos inteligentes mais do que nunca.