Atenção: ataque do PIN deixa iPhone e Android em perigo!

Os criminosos não param de descobrir novas formas de transformar a vida das pessoas num verdadeiro inferno. O mais recente ataque foi posto a descoberto pelo jornal The Wall Street Journal na semana passada e as coisas tornaram-se ainda piores esta semana quando se descobriu que o ataque do PIN não só é o pesadelo de quem tem um iPhone mas também dos utilizadores de smartphones Android.

Atenção: ataque do PIN deixa iPhone e Android em perigo!

O ataque do PIN é uma nova tendência que tem surgido um pouco por todo o lado. Tudo funciona de uma forma é muito simples. Imagine que está no café com o seu smartphone a tomar, por exemplo, o pequeno almoço. Há de haver uma altura em que pega no smartphone marca eventualmente o PIN e começa a utilizar o seu equipamento quer seja para navegar, quer seja para aceder às redes sociais ou ao banco. O problema é que sem dar conta alguém que estava sentado atrás de si ou noutro local viu o pin que marcou e isto é suficiente para o deixar em perigo. Quando vai a sair do café descansado da vida o criminoso rouba-lhe o smartphone e nessa altura o pesadelo começa.

s22, leak, ultra

É que basta este PIN para os criminosos conseguirem comprometer uma conta Apple. Entretanto conseguem mudar a password e aceder a outras apps que estão protegidas da mesma forma, inclusivamente a do banco.

Mas como é que isto é possível no iPhone?

No iOS os utilizadores conseguem utilizar o código PIN do smartphone para mudarem a password do Apple ID. Assim se estiveram observá-lo sabem o PIN e como roubaram o seu smartphone vão fazer tudo aquilo que quiserem.

Mas afinal os smartphones Android também estão em perigo!

O problema é que aquilo que e possível fazer nos iPhones, também acontece nos smartphones Android. De facto um PIN é tudo o que é necessário para mudar a a password da nossa conta Google.

O conhecido jornalista Mishaal Rahman mostrou como isto funciona no Twitter. É que de facto há uma opção na conta da Google que permite utilizar o método de bloqueio do ecrã para mudar a password da conta Google.

ataque pin iphone

A Google permite isto, pois a solicitação da alteração de password vem de um dispositivo que “é o seu”, mas não há mais verificação além do seu PIN.

Isto é obviamente preocupante, pois significa que um smartphone roubado pode significar perder o acesso à sua conta do Google e muito mais.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também