A ASUS não gosta de ser diferente apenas nos seus produtos! A marca também gosta de ‘inventar’ nas apresentações de alguns dos seus lançamentos mais importantes, e marcantes. Sendo exatamente por isso que a gigante mais conhecida pelos seus portáteis de qualidade, mas que na verdade faz de tudo um pouco, aproveitou o festival NOS Alive 2022, para apresentar o seu novo Zenbook 17 Fold OLED.
Bem… É um Zenbook, por isso, é um portátil? Bem… Mais ou menos! O ZenBook 17 Fold OLED é um portátil, é um tablet, é um all-in-one, é mesmo muita coisa ao mesmo tempo. Será que faz tudo bem? É preciso esperar pela análise, mas uma coisa é certa, o que não falta aqui é inovação.
ASUS Zenbook 17 Fold OLED: Um portátil… Que é tudo!
Portanto, tivemos ontem a apresentação do novo portátil com um design extremamente diferente daquilo que é habitual, ao ter como base um ecrã dobrável de 17.3”. Ou seja, com este menino, consegue ter acesso a dois tamanhos de ecrã OLED num único dispositivo! Estamos assim a falar da possibilidade de utilizar o ‘portátil’ como um tablet gigante de 17.3” (4:3 2.5K), ou então, dobrá-lo ao meio para criar dois ecrãs de 12.5” (3:2 1080p).
Para completar o ‘pacote’, temos ainda um teclado/touchpad ASUS ErgoSense, com base magnética, para utilizar o novo PC da fabricante, como se fosse um portátil completamente normal.
É um gimmick, ou é o futuro da computação?
Como deve imaginar, ainda é cedo para dizer que é o futuro. No entanto, depois de meter as mãozinhas no protótipo que a ASUS levou para o NOS Alive, consegui imediatamente ver um mundo de opções à minha frente.
Consegue imaginar estar a trabalhar, com o PC ao colo, no sofá ou cama, e quando termina, manda o teclado magnético para cima das almofadas, e abre o Netflix com o ecrã ‘esticado’? Ou ir numa viagem de negócios, estar a trabalhar de forma completamente normal num avião ou comboio, achar que precisa de mais espaço no ecrã, retirar o teclado da base, abrir o ecrã, e trabalhar como se estivesse em casa, com um monitor de grandes dimensões! Claro que no fim do trabalho, pode voltar a mandar o teclado para cima de um outro qualquer tripulante, e voltar a abrir uma outra qualquer plataforma de streaming para ver conteúdo multimédia.
Em suma, as opções são virtualmente infinitas! A única coisa que pode limitar este design da ASUS, a aparecer pela primeira vez no Zenbook 17 Fold, é mesmo o seu preço, que deverá ser tudo menos barato. (A ASUS ainda não sabe o preço final para o mercado Português. Apenas garantiu a sua chegada para Setembro).
Notas finais
- Processador i7 (U) Core 12000
- Gráficos Intel Iris Xe
- 16GB de memória RAM LPDDR5
- 1TB SSD PCIe 4.0
- Ecrã OLED dobrável capaz de um formato portátil de 12.5”, ou formato desktop/tablet com 17.3”.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? É o futuro? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!