ASUS vai (finalmente) lançar um modelo mais barato da ROG Ally

Na altura do lançamento da ROG Ally, todos os leaks apontaram imediatamente para a existência de duas versões, uma mais poderosa (Extreme) e uma um pouco menos poderosa e por isso mais barata (Base).

A grande diferença está no processador, e claro, no preço.

ASUS vai (finalmente) lançar um modelo mais barato da ROG Ally

Portanto, a ASUS decidiu, e bem, lançar apenas a versão Extreme da sua consola portátil a nível global.

Porém, agora que temos um corte de preço na Steam Deck, e estamos a aproximar-nos de forma extremamente rápida do Natal de 2023, talvez seja boa ideia lançar uma versão menos poderosa, mas ainda assim apetecível da inovadora consola que veio para rivalizar com a Steam Deck. Tudo isto a um preço um pouco mais apelativo (-100€).

Qual é a diferença? Bem, temos o SoC Z1 ‘base’ em vez do Z1 Extreme.

Em suma, o Ryzen Z1 padrão que dá vida à versão mais barata da ROG Ally parece ser muito similar em composição ao APU móvel Ryzen 5 7540U.

Ou seja, o AMD Ryzen Z1 é um APU Zen 4/Zen 4c de seis núcleos com quatro unidades de computação RDNA 3. O que claro está, significa que é uma versão bastante menos poderosa relativamente ao Z1 Extreme, que por sua vez conta com 8 núcleos Zen 4 e 12 unidades de computação RDNA2 no lado do GPU.

Se vale a pena? Temos de esperar pelas primeiras reviews. Diria que para um jogador que quer jogar jogos simples, e quer dar um toque no lado do Streaming, é uma consola muito interessante. Porém, pessoalmente, se é para gastar dinheiro, e se o “desconto” é de apenas 100€, prefiro ter a versão mais poderosa da consola.

Deverá ser interessante ver a rivalidade entre a Steam Deck, a ROG Ally, e claro, a Legion Go, nos próximos meses.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também