Um dos grandes problemas do mundo dos smartphones está na ânsia de ir atrás de tudo aquilo que é novo, mais poderoso, e claro, quase sempre mais eficiente. Mas… Será que é mesmo necessário ter o hardware mais recente, e por isso mesmo muito mais caro, para ter acesso a uma boa experiência de utilização?
Talvez não!
Será que em 2025 não fará mais sentido dar um pouco mais de atenção aos preços que andamos a praticar no mercado, quando pouco ou nada melhoram o dia-a-dia dos consumidores que vão meter o seu dinheiro em cima da mesa?
Pois bem, é exatamente por isso que a ASUS decidiu experimentar com este ROG Phone 9 FE.
ASUS ROG Phone 9 FE: Gaming “top” barato?
Portanto, à medida que os smartphones de topo continuam a ficar mais poderosos a cada novo lançamento, eis que a ASUS decidiu ir por um caminho um pouco diferentes com o seu primeiro ROG Phone FE.
Sim, é verdade que a ASUS também seguiu o caminho tradicional, ao lançar a sua gama ROG Phone 9 que trouxe os componentes mais poderosos da indústria para o mundo dos smartphones. Mas, também decidiu tentar algo de diferente! Ao lançar o ROG Phone 9 FE, que continua a ser um smartphone “top”, mas que prefere optar por hardware do ano passado para chegar ao mercado a um preço mais baixo.
Quão baixo?
Bem, na Tailândia, o ROG Phone 9 FE anda à volta dos 850€.
O que não é nada mau, especialmente porque estamos a falar de um smartphone equipado com um SoC Snapdragon 8 Gen3, que é o processador topo de gama do ano passado. Além disso, temos 12 GB de memória LPDDR5X, 256GB de armazenamento interno, etc…
O que é mais ou menos as especificações do modelo base do ASUS ROG Phone 9 “base”.
Entretanto, o ecrã continua a ser OLED de 6.78” com uma resolução 1080 * 2400 e a capacidade de chegar aos 165Hz.
No lado das câmaras, temos um módulo equipado com um sensor principal de 50MP, que tem o apoio de uma lente de 13MP Wide e ainda uma lente macro de 5MP. Para finalizar, temos uma lente frontal de 32MP.
Qual é a diferença?
Em termos de testes sintéticos, o Snapdragon 8 Elite de 2025 oferece mais 25% de performance. Mas… Isso interessa? O Snapdragon 8 Gen3 continua a correr todas as apps no máximo das suas capacidades.
Talvez seja importante para a longevidade do aparelho, mas, tendo em conta a diferença de preço, acho que não faz grande sentido.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.