ASUS GeForce RTX 2080 Ti Strix – A rainha do mercado gráfico! – Em boa verdade, a gama de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX 20, falhou em impressionar o mundo do PC Gaming… Afinal de contas, a arquitetura ‘Pascal’ foi lançada em 2016, com a GTX 1080 e 1070!
Por isso, passados mais de 2 anos, eram esperadas melhorias bastante mais significativas, a nível de performance em jogos.
Ainda assim, a placa gráfica topo de gama RTX 2080 Ti, não é nenhuma ‘menina de coro’!
Aliás, é a única placa que realmente sobe a fasquia, e como é obvio, se estamos a olhar para o topo dos topos, temos de olhar obrigatoriamente para a ASUS e a sua sub-marca Gaming, Strix.
Portanto, dito tudo isto, tivemos a oportunidade de analisar ao detalhe, aquilo que a placa mais apetrechada da ASUS tem para oferecer!
Dito isto, claro que todas as grandes fabricantes lutam para conseguir ter a melhor placa gráfica, e para isso, tentam retirar todas as gotas de performance dos GPUs que lhes chegam às mãos.
E se há fabricante que percebe disto… É a ASUS! É ademais, inegável, que temos aqui uma concorrente séria ao trono!
Afinal de contas, esta ASUS Strix RTX 2080 Ti, tem tudo aquilo que poderia desejar numa placa gráfica topo de gama.
Claro que qualquer RTX 2080 Ti irá custar-lhe os olhos da cara… Mas neste caso, com overclock de fábrica, um super Cooler, condensadores de qualidade, um sistema de alimentação à prova de tudo, e ainda a solução de refrigeração híbrida da ASUS… Temos aqui tudo o que precisamos, para retirar toda a performance possível do GPU Turing da NVIDIA.
Funcionalidades e Especificações técnicas:
- Arquitetura NVIDIA Turing: Esta placa gráfica ‘Republic of Gamers’ GeForce RTX tem como base a muito recente arquitetura Turing. Que por sua vez, traz consigo a capacidade de fazer Ray Tracing em tempo real, em todos os jogos compatíveis.
- Ventoinhas Axial-Tech: Um design melhorado, e certificação IP5X
- Design mais espaçoso: O espaço para arrefecimento aumenta em 20%
- MaxContact Technology: 2x mais contacto com o GPU, para uma transferência de calor melhorada
- Super Alloy Power II: Componentes de maior qualidade, para conseguir tirar mais desempenho do GPU
- ASUS FanConnect II
- GPU Tweak I
Primeiras impressões
Assim que tira a ASUS ROG RTX 2080 Ti da sua caixa, irá ficar impressionado… É um autêntico monstro! Aliás, por momentos, duvidei que esta coubesse na minha caixa.
Só o Cooler ocupa 2.7 ‘slots’, e irá muito provavelmente roubar bastante espaço a outros componentes, se por acaso tem um sistema desarrumado. No meu caso, até deixei de ver alguns dos LEDs RGB da Motherboard ASUS Z390-Prime.
Na parte de trás, irá encontrar um Backplate gigantesco, o que irá tornar toda a placa mais robusta! E ainda bem, com o tamanho massivo desta solução da ASUS, é quase obrigatório.
Onde curiosamente, irá encontrar um logo ‘ROG’, com iluminação RGB, para criar um ambiente ainda melhor dentro da sua caixa. Iluminação essa que também irá encontrar na parte da frente da placa, mas infelizmente, não da lateral onde podemos ler ‘GEFORCE RTX’.
Sistema utilizado para os testes:
- Motherboard: ASUS Z390 Prime-A
- Processador: Intel Core i5-9600K (Stock)
- Memória RAM: G.Skill Trident Z RGB 16GB DDR4-3200MHz
- Cooler: CoolerMaster MasterLiquid 240ML
- Caixa: CoolerMaster CENAS
- Fonte de Alimentação: CoolerMaster 850 Gold
Desempenho
Full HD (Qualidade: Ultra)
4K (Qualidade: Ultra)
Nota: Além destes resultados, obtivemos 23246 pontos, no benchmark 3DMark FireStrike.
Overclock
O novo OC Scanner é bastante satisfatório, conseguindo criar um bom OC automático, sem que o utilizador tenha de mexer uma palha.
Contudo, como deve imaginar, se decidir mexer um pouco na memória, alimentação e voltagem, irá conseguir atingir um OC bastante simpático. O que claro, lhe irá dar um boost de performance, sem gastar mais um cêntimo.
Sem grandes preocupações, conseguimos mais 100Mhz de frequência no GPU, e com o limitador um pouco mais alto, o ‘Boost’ irá ser capaz de ultrapassar os 2000MHz, facilmente.
Na nova memória GDDR6, é possível brincar mais um pouco, mas é sempre preciso ter cuidado, com os OCs manuais… Não destrua a sua placa gráfica de 1200€!
O que é realmente interessante no meio disto tudo, é mesmo a funcionalidade ‘OC Scanner’, que com mais algum trabalho, poderá vir a ser a ferramenta favorita, dos gamers que precisam de um ‘Boost’ de performance gráfica, mas não percebem muito do assunto.
Consumo de Energia
Claro que qualquer placa gráfica de ‘topo’, irá consumir bastante energia… Contudo, como deve saber, o foco da NVIDIA, é neste momento a eficiência, e não a performance pura e dura.
Assim, quando em ‘Full Load’, a placa irá consumir à volta dos 275W, o que por sua vez, quer dizer que não precisa de uma super fonte de 1000W para montar a placa, algo como uma fonte de 650W 80+ Gold, irá ser mais que suficiente. (Claro que se está a contar fazer OC, no CPU, RAM e GPU, tem de pensar em comprar uma fonte ‘melhorzinha’, visto que o consumo poderá aumentar cerca de 150W.)
Cooling e Ruído
No início, fiquei completamente louco com a placa… Ela assim que ligava, metia as ventoinhas a 100%, e eu ficava a coçar a cabeça, a pensar que tinha uma unidade defeituosa.
Mas após, a instalação limpa de drivers, fiquei a saber que era apenas azelhice… E que a placa é do mais silencioso que há no mercado!
Portanto, poderá optar por um perfil de performance, ou perfil silencioso. Ambos os modos irão oferecer a mesma exata performance. Contudo, quando a temperatura ficar demasiado alta, e as ventoinhas começarem a fazer o seu trabalho, poderá contar com cerca de 30-40 DBa, consoante o perfil.
Em suma, é uma super placa gráfica, que mais parece a Arya a passar pelos Night Walkers… Com pézinhos de lã!
Ainda assim, é preciso ter em conta, que este silêncio, muito se deve ao tamanho da própria placa.
Conclusão – ASUS GeForce RTX 2080 Ti Strix
A ASUS RTX 2080 Ti Strix, é uma placa gráfica muito interessante, que compete num mercado super competitivo! Mas que ainda assim, se safa bastante bem, graças à sua refrigeração no geral, e devido a isso, bom potencial de overclock.
Por isso, é uma placa gráfica que merece ser recomenda, mas que eu tenho dificuldade em o fazer… Devido ao preço parvo que a NVIDIA decidiu meter no seu GPU topo de gama.
Em suma, se quer uma RTX 2080 Ti, que é inegavelmente a melhor placa gráfica do mercado, olhar para esta solução da ASUS, é quase uma obrigatoriedade! Mas pense sempre duas vezes, visto que estamos a falar de qualquer coisa como 1300€.
Saiba mais sobre a ASUS GeForce RTX 2080 Ti aqui.
Vantagens:
- Super Rápida
- Super Silenciosa
- Design Apelativo
Desvantagens:
- Super Cara
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!