Como deve imaginar, nem sempre é necessário optar por uma máquina topo de gama, onde temos de perder semanas ou até mesmo meses, de forma a procurar os melhores componentes para o nosso orçamento, nível de exigência, etc…
Nem todos os consumidores querem algo deste tipo! Alguns deles querem algo simples, com um design mais tradicional, que simplesmente funcione, tenha alguma qualidade, e não seja extremamente caro. Também ajuda ter algum suporte, nomeadamente através de uma marca que inspire confiança. A ASUS tem a solução na forma de computadores mais orientados para negócios, na sua gama ExpertCenter!
Pois bem, temos duas máquinas deste tipo em teste, e posso desde já dizer que fiquei bastante impressionado com ambas. Para utilizadores menos exigentes, que apenas queiram trabalhar, não há mesmo que enganar, é isto!
- LINK
ASUS ExpertCenter D5 SFF e D7 MiniTower: Computadores Simples mas muito interessantes!
Portanto, ambas as máquinas assinaladas em cima são compactas, e são mais focadas para um uso de escritório (seja em casa, ou mesmo no escritório da sua empresa). Dito isto, apesar de simples, estão pensadas para serem capazes de oferecer um excelente nível de produtividade, sem grandes compromissos à mistura.
Afinal, temos processadores Intel de décima primeira geração, um aspeto profissional que não salta à vista de ninguém, leitor de cartões, leitor de DVD, Wi-Fi, etc… É literalmente aquilo que 90% do mercado precisa!
Design
Como dissemos em cima, seja na sua versão mais básica, ou na mais complexa, estas máquinas da ASUS apostam num look muito business. Não são máquinas que saltam à vista, porém, também não são máquinas feias. São acima de tudo ‘pacotes’ que parecem aguentar o teste do tempo, e até usos menos simpáticos por parte do utilizador! Acho que posso até dizer que parecem máquinas de guerra.
Curiosamente, são também máquinas que podem ser montadas na vertical, ou na horizontal, caso queixa meter o monitor em cima e poupar algum espaço na sua secretária.
Sendo uma máquina empresarial, temos acesso a muita conectividade logo a partir do painel frontal. Algo que muito honestamente também gostava de ver no lado gaming e entusiasta, visto que estou farto de andar a tentar meter cabos USB na traseira dos PCs que por cá passam, sem conseguir ver o que estou a fazer.
Curiosamente, também é uma máquina com várias entradas mais antigas, para garantir suporte a ecossistemas ainda agarrados ao passado, algo tão comum no mundo empresarial.
Na realidade, são máquinas capazes de conjugar o bom do passado, com o melhor do futuro. Porque além de conectividade obviamente antiga, e para a grande maioria dos utilizadores obsoleta, temos também suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0.
Performance e Expansão
Ter um aspeto simples e empresarial, não significa que a ASUS não tenha tido em consideração aquela que é uma das maiores vantagens do mundo do PC Desktop. A atualização e expansão.
Assim, dentro da caixa (dependendo do PC em questão, visto que o D500 é obviamente mais preparado para uma evolução ao longo do tempo), temos um motherboard com espaço para uma placa gráfica dedicada (PCIe x16), dois espaços PCIe x1 para outros componentes, e claro, uma entrada PCI. Porém, é preciso ter em conta que a fonte está limitada aos 300W, por isso, não é boa ideia inventar com placas gráficas topo de gama.
É possível expandir a memória RAM até uns muito interessantes 64GB, sendo também possível atualizar a capacidade de armazenamento para outros valores. Não que isso seja necessário num PC obviamente pensado para produtividade. Mas é bom saber que existe essa possibilidade.
Quanto à refrigeração, está tudo bem pensado, com o sistema atual mais do que o suficiente para a máquina que é.
Entretanto, como é óbvio, este computador não foi feito para jogos. Ainda assim, se quiser fazer umas brincadeiras, pode aproveitar a placa gráfica integrada do processador Intel para jogos simples como CS:GO ou League of Legends.
Software
Sendo um computador dentro do ecossistema ASUS, temos uma aplicação pensada apenas e só para manter o computador em altos níveis de performance. Ou seja, temos acesso a diagnóstico, a atualização de software (BIOS e Drivers), entre outras coisas. Curiosamente, se quiser este PC para um escritório, pode mudar o logo do startup para um outro à sua escolha.
Conclusão
Estas máquinas simples da ASUS fazem aquilo a que se propõem, com muita qualidade de construção e simplicidade à mistura. Há alternativas mais baratas no mercado, porém, neste tipo de máquinas, vou sempre preferir uma marca de confiança, com bom suporte pós-venda.
Recomendado!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!