As duras regras sobre as emissões de CO2 têm afastado muitas empresas dos grandes e ruidosos motores a combustão. Afinal de contas, a cada ano que passa, as regras são mais rígidas, e as multas cada vez mais caras. Por isso, manter o lucro não é uma tarefa fácil. No entanto, a Aston Martin quer mantem os seus grandes motores a combustão vivos durante mais algum tempo.
Dito tudo isto, saiba que o Aston Martin DBX 707 também traz consigo agora um novo motor V8 modificado da Mercedes, que verdade seja dita, acompanha de perto o sempre tão desejado V12.
Ainda assim, apesar da potência do V8, a empresa continua a querer ficar ligada ao V12.
Assim, o Aston Martin DBS e DB11 mantêm o motor V12!
A inclusão desta motorização nestes automóveis da Aston demonstra que a futura geração de superdesportivos da empresa mantem viva a sua alma, ao abraçar, durante mais algum tempo, a motorização V12. Aliás, quando questionado se o novo V8 da Mercedes podia substituir o V12, Tobias Moers informou que:
“Não, não faremos isso. O V12 ainda tem um pouco de potencial, e ter o V12 Vantage mostra que ainda há espaço para um V12 na nossa geração de carros desportivos”.
Quantos aos números!
Ao que tudo indica, o novo Aston Martin V12 Vantage deve utilizar a mesma motorização do Speedster. Em poucas palavras, será capaz de superar os 690 cv e 752 nm de torque.
Durante quanto tempo o motor V12 vai continuar?
Provavelmente, poucos anos. Afinal, mesmo a Aston Martin tem a data final marcada dos V12 para 2026-2027. Uma tendência que tem sido provocada pela fraca procura por estas motorizações.
Aliás, de momento os números são baixos e a empresa não planeia fazer os próximos modelos V12 em massa. Em poucas palavras, estas versões de topo podem mesmo apenas ser variantes especiais e exclusivas.
Em suma, parece que o novo motor V8 modificado da Mercedes vai tomar cada vez mais conta dos modelos da Aston Martin. No entanto, ainda respirar de alívio, o novo motor de quatro cilindros ainda está totalmente excluído para a Aston Martin.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!