Ver as consolas PlayStation a dominar o mercado já não é grande novidade para ninguém, especialmente em regiões como a nossa, que é sempre tão ligada à Sony. Mas… Uma goleada de todo o tamanho? Ninguém esperava. Especialmente depois dos muitos investimentos da Microsoft no mundo dos videojogos.
Assustador! Vendas das Xbox Series S e X caíram quase 50%
Talvez seja mais ou menos aceitável ver estes números e achar que o mundo dos videjogos não está louco, visto que a Microsoft está ativamente a afastar-se do negócio de consolas, para transformar o nome Xbox em uma marca, que vai e quer chegar a todo o lado.
Mas, quando a Xbox Series X foi anunciada em 2020, com níveis de performance superiores à PlayStation 5, a história não era esta. Aliás, apesar de algumas críticas na indústria, a Xbox Series S também foi muito elogiada, ao ser capaz de levar o “poder” da nova geração a jogadores menos endinheirados.
Pois… 4 anos depois, a Sony e Nintendo dominam o mercado, enquanto a Microsoft parece estar no mercado só por estar. Para ter ideia, só em 2024, as vendas de consolas Xbox caiu cerca de 48%.
Na realidade, todas as vendas caíram, naquilo que foi um ano atípico em termos de lançamentos. Mas, enquanto a PS5 desceu 20%, e a Switch desceu 15%, as consolas da Xbox venderam basicamente metade face a 2023.
Isto é o fim?
Não. A Microsoft já disse, na realidade mais que uma vez, que o objetivo é continuar a desenvolver e a lançar consolas. Claro que, é muito provável que a estratégia mude um pouco, porque a grande maioria dos exclusivos da gigante Norte-Americana têm agora o objetivo de chegar a todo o lado.
Mas, vamos continuar a ver consolas Xbox no mercado. Aliás, além de uma Xbox de nova geração aponta para 2027 ou 2028, tudo indica que também vamos dar as boas vindas a uma Xbox Portátil já no próximo ano.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!