Faça isto para aproveitar ao máximo o seu aspirador-robô!

Os aspiradores robô estão cada vez melhores. No entanto, ainda não são perfeitos e parecem continuar a ter problemas com muitas coisas em casa. Obstáculos físicos, problemas de percurso e erros do utilizador podem minimizar a eficácia de um aspirador robô. Para não ter problemas vamos dizer-lhe o que pode fazer para aproveitar ao máximo o seu aspirador-robô.

Acenda as luzes e abra as portas

Existem muitos tipos diferentes de aspiradores-robô no mercado. Alguns são mais avançados do que outros, mas quase todos eles passam por uma fase de percurso em que começam a perceber a disposição da sua casa. Nas primeiras vezes que utilizar um aspirador robô avançado, deve certificar-se de que dá ao aspirador um acesso consistente a todas as áreas que pretende que ele limpe. Abra as portas.

Se alterar a parte do chão que está acessível ao aspirador enquanto este ainda está a tentar aprender a disposição da sua casa e a navegar nela, pode dificultar o trabalho do aspirador. Além disso, alguns aspiradores robots utilizam câmaras para a navegação. Se tiver um modelo que o faça, certifique-se de que liga as luzes.

Seja inteligente ao colocar a base

O local onde decide colocar a estação doméstica do seu aspirador pode ser determinante para o seu comportamento. No mínimo, escolher o melhor local para uma estação doméstica minimizará possíveis inconvenientes. Por exemplo, colocar a estação inicial num terreno plano e contra uma parede ajudará o aspirador robô a regressar à base sem qualquer ajuda da sua parte.

(análise) irobot combo 2 essential: agora esvazia sozinho!

Também será mais útil garantir que a estação de base tem espaço à volta. Tanto para os lados como para a frente. Isto permitirá que o aspirador se encaixe facilmente sem ficar preso em nenhum obstáculo.

Atenção aos cabos e a alguns tapetes

Mesmo os aspiradores robots mais avançados vão ficar presos em alguns obstáculos. Cabos, cortinas compridas e partes de tapetes felpudos podem ficar presos na escova do aspirador. Meias, pequenos brinquedos e outros objectos minúsculos também podem constituir um problema a este respeito.

Existem alguns aspiradores robots muito avançados que não têm grandes problemas com isto. Por exemplo, alguns modelos mais recentes conseguem até elevar-se sobre obstáculos. Ainda assim, é melhor arrumar o seu chão o mais possível antes de libertar o aspirador. Quanto menos obstáculos tiver de enfrentar, mais simples será para o seu aspirador fazer o seu trabalho.

Crie barreiras para proteger determinadas áreas

Mesmo que o seu aspirador robô tenha um percurso muito bom e consiga manter-se nas áreas da casa que pretende que limpe, provavelmente beneficiará da utilização de barreiras e obstáculos para o guiar para longe das áreas que pretende que evite. Se tiver um modelo avançado com controlo por aplicação, poderá ser capaz de marcar digitalmente áreas da sua planta para o aspirador evitar. Alguns modelos avançados até tiram fotografias das áreas problemáticas enquanto estão a funcionar.

combo, roomba, aspirador-robô

Alguns modelos têm outras formas de criar barreiras. Podem ser fornecidos com acessórios como faixas de limite que pode definir para criar paredes virtuais. Se tiver um modelo que não tenha nenhuma destas capacidades, qualquer tipo de barreira física será suficiente. Se bloquear corretamente as áreas a que não quer que o aspirador aceda, a limpeza será mais fácil.

Mantenha as pernas das cadeiras fora do caminho

Esta é bastante simples: quanto menos coisas houver para o seu aspirador robô esbarrar, mais fácil será para ele limpar. Os aspiradores-robô mais modernos e avançados são capazes de manobrar à volta da mobília, mas se tiver mesas com muitas cadeiras à volta, essas muitas pernas de cadeira podem dificultar ou impedir que o aspirador limpe por baixo delas.

Limpe o aspirador regularmente

Muitos aspiradores robot esvaziam os seus próprios contentores quando regressam à sua estação de origem, mas nem sempre retiram tudo. Coisas como cabelos e fios vão ficar enrolados nas escovas ou nas rodas. É provável que o pó comece a entupir os cantos e fendas com o tempo. Embora estas coisas não impeçam totalmente o funcionamento do aspirador, podem definitivamente diminuir a sua eficácia.

Limpar e manter o seu aspirador robot pelo menos uma vez por mês é uma boa ideia. Durante esse período, deve verificar as escovas, as rodas, o caixote do lixo e os filtros. Poderá também querer limpar os sensores anti-queda e os contactos de carregamento na parte inferior do aspirador. A manutenção regular é uma parte importante para manter qualquer aparelho em óptimas condições.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também